NOTÍCIAS Ver Todas

Setor Florestal protocola ofício junto ao Senador Wellington Fagundes solicitando apoio para reverter à redução do CRV durante audiência pública

Data: Quarta-feira, 24/05/2017 09:17
Fonte: Assessoria do SIMNO

Uma comitiva de empresários composta pelo presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios, o vice-presidente Paulo Veronese, o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento, dentre outros, representou o Setor de Base Florestal na Audiência Pública realizada na última sexta-feira (19), em Juína, para debater a manutenção e pavimentação da BR-174 entre Juína e a divisa com Rondônia.

Na oportunidade, eles entregaram ofício ao Senador Wellington Fagundes (PR), reivindicando apoio para interceder junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para tentar reverter a redução do Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV), proposto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) aceito pelo Conselho e já em vigor.

A expectativa é que um item da proposta de alteração da Resolução CONAMA nº 411/2009 seja revertida. De acordo com o ofício, o setor discorda da proposição de diminuição do Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) de 45% para 35% feita pelo IBAMA e SFB durante a 120ª Reunião Ordinária do Conama, ocorrida em 11 de novembro de 2015, por não condizer com a realidade do setor em Mato Grosso e em outros estados.

A mudança do CRV de 45% para 35% atinge diretamente todo o setor de base florestal nativa, ocasionando aumento dos custos de produção num momento econômico difícil, forte crise que assola o País. Cabe ressaltar, nesse sentido, a importância do setor de base florestal na geração de emprego e renda a nível regional e nacional, onde o impacto negativo da alteração proposta trará graves consequências ao segmento florestal, pois, as indústrias terão mais produtos físicos em seu estoque e não terão o documento para realizar a comercialização, assim, havendo fiscalização, as mesmas responderão por crime ambiental.

Contrariamente ao ocorrido, uma proposta de modificação do CRV requer um amplo debate técnico com participação de todos os atores envolvidos (governo federal e estaduais, academia e setor privado), visando sempre promover a atualização, o desenvolvimento e o fortalecimento de toda cadeia produtiva da madeira.

Diante da situação, foi solicitado o apoio do Senador Wellington ao setor de base florestal para intervir junto ao Conama, o ideal é que o índice oficial seja mantido em 45% para as empresas localizadas em Mato Grosso, o mesmo deverá ser solicitado pelos demais estados produtores de madeira.

A Audiência Pública

A Audiência Pública foi proposta pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal em conjunto com a Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal, e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT).

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Juína e contou com a presença de diversas autoridades federais, estaduais e regionais, entre elas os senadores Valdir Raupp (PMDB/RO) e Wellington Fagundes (PR/MT), o deputado federal Ságuas Moraes (PT/MT), os deputados estaduais Oscar Bezerra (PSB) e Silvano Amaral (PMDB), além de prefeitos, secretários, vereadores e sociedade civil organizada.