NOTÍCIAS Ver Todas

6ª Reunião ordinária do SIMNO aborda diversos temas relevantes ao setor florestal

Data: Terça-feira, 13/06/2017 09:20
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Assembleia Geral Ordinária do mês de Junho do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) foi realizada na noite de quinta-feira (08) e contou com a presença de muitos associados e convidados. Clique aqui e veja as fotos em nossa galeria.

Na pauta, assuntos de interesse para o segmento, discutidos nas últimas reuniões do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) em Cuiabá.

A assembleia foi conduzida pelo presidente Roberto Rios. Ele iniciou abordando a questão da fiscalização nas indústrias feita pela Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) na Região Noroeste, aonde diversas indústrias foram notificadas, multadas e em alguns casos embargadas.

A fiscalização, que tinha como objetivo primário coibir o desmatamento ilegal na região, ao que tudo indica mudou de foco, e o empresário mais uma vez é penalizado e se vê obrigado a enfrentar verdadeiras batalhas para se manter em pé em meio a tantos problemas, como carga tributária, concorrência desleal com outros estados e etc. Para tentar reverter à situação, e liberar algumas indústrias embargadas, uma comitiva de empresários e autoridades dos Municípios e do Estado deve irá à Brasília se reunir com representantes do Ministério do Meio Ambiente – MMA em busca de alternativas que sejam condizentes com a realidade do setor florestal.

Outro assunto foi a Identificação de Madeira, que está próxima de voltar a ser exigida em Mato Grosso. O setor de base florestal defende que a identificação do jeito que ocorria antes, além de prejudicar o setor, não traz garantias de proteção ambiental, e o órgão responsável pela fiscalização – INDEA demanda de mais servidores e de estrutura adequada. Não se pode impor ao setor uma obrigação dessa natureza e submeter todos a realizar o procedimento em um único local, tal que está sendo proposto.

Outro tema é a Pauta da Madeira, que na visão do setor é inconstitucional, uma vez que, obriga as indústrias a vender seus produtos tabelados e sem condições de competitividade devido a outros estados venderem com valor mais baixos, além disso, tem ainda a problemática da redução do Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) também foram mencionados na assembleia, a preocupação é tamanha, que o sindicato enviou ofício solicitando apoio do Senador Wellington Fagundes (PR) em busca de apoio para resolver a questão.

Uma mudança que está em vias de ser aprovada beneficiará as empresas que são do Super Simples Nacional, que ficarão desobrigadas de pagar a taxa do TACIN, cobrada pelo risco potencial de cada edificação e sua atividade comercial.

Sugestões e encaminhamentos foram apontados e o sindicato fará o devido acompanhamento. A assembleia ordinária do Simno contou ainda, com as presenças da nova gerente do Serviço Social da Indústria (SESI), Laís Braga, o Agente de Mercado Ariel Silva, a gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Dayanne de Paula Rosseto e o Agente de Mercado Emerson Karling.

Também presente, o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento. O empresário juinense foi reconhecido pela excelência nas práticas de gestão de pessoas, adotada pela Delaza Agro Industrial, ao qual foi premiado como uma das "Melhores Indústrias para Trabalhar em Mato Grosso". Ele comentou de forma bastante positiva e disse ficar muito agradecido pelo reconhecimento recebido.

Como uma das últimas pautas, foi apresentado o calendário de eventos tecnológicos e feiras de negócios florestais relacionados ao setor que os empresários participarão, como o 1º FLORESTAL TECH com  Amostra - Arquitetura da Madeira do Século XXI, esse evento será realizado pelo CIPEM, Governo do Estado de Mato Grosso – Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC e pelos 08 Sindicatos da Base Florestal do Estado de Mato Grosso e FIEMT por meio de convênio. O objetivo é promover a utilização da Madeira Nativa na Construção Civil, e principalmente, fomentar a comercialização dos produtos florestais produzidos em Mato Grosso buscando novos mercados em níveis Nacional e Internacional, o evento será realizado na Capital Cuiabá em Outubro, em breve a programação completa será divulgada.  Outra proposta é a participação na ExpoJuína 2017 levantada durante a reunião, porém, o segmento ainda não confirmou participação.

Abaixo, algumas fotos da assembleia. Para mais fotos acesse nossa galeria!