NOTÍCIAS Ver Todas

Assembleia Geral Ordinária de Julho do Simno; FOTOS!

Data: Quarta-feira, 12/07/2017 09:25
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Assembleia Geral Ordinária do mês de Julho do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) foi realizada na quinta-feira (06) com a presença de associados e convidados, como o Empresário Auri Stefene, de Juruena, e o Sr Antonio, de Brasnorte, interessado em montar uma fábrica de cavaco em Juína.

Na ocasião, os presentes foram atualizados sobre as demandas que o sindicato tem atuado, além de informar a cerca dos principais assuntos discutidos nas reuniões do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT).

O presidente Roberto Rios iniciou a reunião abrindo espaço para que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e o Serviço Social da Indústria (SESI), pudessem apresentar suas ações aos associados.

Pelo SENAI, a gerente da unidade de Juína, Dayanni de Paula Rossetto, junto com o colaborador Emerson Karling, explanaram, dentre os assuntos, parceria firmada para  realizar estudos para regularização do Coeficiente de Rendimento Volumétrico – CRV,  a ação ocorrerá em conjunto SENAI e SEBRAE, com subsídio de 70% (setenta por cento) do valor.

No SESI, a gerente Laís Braga e o agente de mercado Ariel Silva falaram sobre o plano de ações das empresas, as mudanças no E-Social e a importância de adequar às solicitações dos técnicos do SESI quando visitam as indústrias, principalmente no que diz respeito às cobranças feitas pelo Ministério do Trabalho.

Abordando a última reunião do Cipem, o presidente informou que vários assuntos foram discutidos entre os representantes do setor de base florestal do estado, dentre eles, o decreto 633/2016, que interrompe o Diferimento do ICMS da matéria prima (tora) e as tratativas sobre o Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV). Outro tema, em Sinop muitas indústrias ainda não conseguiram implantar seus projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico e em razão disso o Corpo de Bombeiros começou a autuar esses empresários.  Roberto alertou os empresários de Juína informando que o comando da 14ª CIBM tem se mostrado parceiro do setor, porém cobra que todos regularizem a situação no eu se refere ao projetos de combate a incêndio e pânico.

Foi abordada também a questão da volta da identificação de madeira e divulgado os dados das últimas abordagens envolvendo 509 caminhões, onde restou demonstrado que menos de 1% dos apreendidos com supostas irregularidades são oriundos de Mato Grosso. Na ocasião o vice-presidente Paulo Veronese destacou a reunião do setor com a Promotora Ana Luiza  Peterlini e com Procurador Geral de Justiça Dr. Mauro Curvo com objetivo de sensibilizá-los para os problemas que surgirão com a volta da classificação da madeira nos moldes propostos, ao invés disso seria mais eficaz manter a fiscalização nos postos fiscais de saída do Estado.

Durante a Assembleia o presidente Roberto comemorou o prêmio que o Simno recebeu no último dia 22 de junho em Cuiabá. A 10ª Edição do Prêmio de Gestão para Excelência Quali-MT contemplou o sindicato no nível “Construindo a Excelência Sindical”. Na oportunidade, o diretor executivo, Ederson Aguino, representou o presidente na solenidade. “É um grande orgulho para o setor ver este Sindicato recebendo esse importante reconhecimento, o prêmio nos motiva ainda mais a lutar pelos interesses da coletividade”, disse Rios.

Ainda sobre eventos, o presidente participou entre os dias 27 e 28 de junho de 2017, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), do 7° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. O evento foi promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e teve por objetivo promover a inovação empresarial, discutir os riscos e oportunidades para o Brasil diante das inovações disruptivas, apresentar tecnologias-chave para diferentes sistemas produtivos, discutir a capacidade de resposta atual e potencial do sistema empresarial e do sistema de formação profissional, discutir propostas de aprimoramento das políticas públicas de inovação e Fortalecer o desenvolvimento do ecossistema da inovação no Brasil.

Outros assuntos comentados foram: Convenção Coletiva de Trabalho 2017 onde o sindicato apresentou a proposta de 5% no piso e 4% acima, a categoria  laboral não aceitou, porém, com o cenário atual de forte crise não apenas neste, mas em todos os cenários da economia nacional, não há condições de oferecer nada além disso. Nova reunião entre as comissões serão realizadas para continuar as tratativas em busca de consenso. Por fim, o presidente informou que o Simno estará presente na Expojuína 2017, um espaço foi alocado e os empresários irão se reunir para definir os detalhes bem como os produtos que deverão ser expostos.