NOTÍCIAS Ver Todas

Pauta extensa - Assembleia de Setembro do Simno marcada pela alta participação dos representados e convidados

Data: Terça-feira, 19/09/2017 09:33
Fonte: Assessoria do SIMNO

Empresários do setor de base florestal participaram na quinta-feira (14), da 7ª Assembleia Geral Ordinária do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) realizada na sede do sindicato, em Juína, e discutiu assuntos relevantes ao setor.

Clique aqui e veja as fotos em nossa galeria!

O presidente Roberto Rios deu iniciou  a assembleia informando sobre os principais assuntos que foram discutidos nas reuniões do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), entre eles a questão da pauta da madeira onde os empresários cobram a redução, principalmente de algumas essências, o supersimples e a realização do grande evento 1º Florestal Tech, que acontecerá de 18 a 20 de outubro em Cuiabá.

Na oportunidade, Rios comentou a posse da nova diretoria do Cipem, que tem o empresário Rafael José Mason como presidente e ele assumiu o cargo de vice-presidente. “A nossa diretoria trabalhará comprometida com o setor com foco em ações de promoção comercial (mercado), já que nos últimos anos nos preocupamos muito com a questão ambiental: licenciamento e legislação, isso é importante, mas precisamos pensar no comercial, o que inclui a exportação da nossa produção. Temos muitas ideias para alavancar o setor e queremos colocá-las em prática com a maior brevidade possível”, destacou.

A assembleia abordou ainda a fiscalização que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA), está realizando nas indústrias com a exigência de cada planta ter um engenheiro florestal responsável. Ao falar sobre o assunto, o Sr Lauro José, fiscal do CREA/MT, explicou aos empresários os detalhes da fiscalização que está ocorrendo em toda a região. Sobre esse tema o setor analisará a procedência legal para posterior decisão em relação aos eu posicionamento.   

Por falar em fiscalização, empresários do distrito do Guariba foram penalizados e tiveram suas indústrias embargadas por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na última semana. Os empresários participaram da reunião e explicaram que a exigência dos fiscais foi a cadeia de custódia da madeira, eles solicitaram do sindicato auxílio no desbloqueio das indústrias e o jurídico do Simno tomará conhecimento dos fatos para orientar cada caso de acordo com a necessidade. É preciso verificar se não houve excessos cometidos pelo órgão, vale o registro de que há indícios de que o IBAMA esteja aplicando sanções de responsabilidade do DETRAN, o que também será apurado.

O prefeito de Juína, Altir Peruzzo (PT), foi um dos convidados da assembleia e explicou a atual situação do projeto de pavimentação da BR-174, entre os municípios de Castanheira e Colniza, comentou sobre a manutenção da MT-183 (Linha 05), e a necessidade da federalização dos 45 km entre Juína e Castanheira, dentre outros. Aproveitando a visita do prefeito, o presidente Roberto cobrou esforços do executivo para viabilizar o retorno da Regional do IBAMA em Juína.

Em relação a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2017, nenhum acordo foi efetivado com o sindicato laboral, que solicita 7% de aumento, percentual que impactaria fortemente o setor. A proposta ofertado pelo Simno é de 5% nos pisos e 4% acima destes. A próxima reunião de negociação está marcada para o dia 10 de outubro entre os representantes.

Outro assunto comentado foi a premiação de sindicato mais atuante em Mato Grosso que o Simno recebeu da Globo Sul. O certificado foi apresentado aos empresários que reconheceram a importância da atuação coletiva por meio do Simno.

A participação do Simno na 10ª FEMMAD (Feira de Móveis de Madeira) também foi destaque, a Feira ocorreu no mês de agosto por ocasião da ExpoJuína. A Diretora Luciana Munaretto foi uma das empresárias do setor moveleiro que comentou sobre a feira: “A exposição foi boa para nós empresários com resultados positivos, agradeço ao sindicato pela oportunidade de apresentar meus produtos a tida sociedade Juinense e aos visitantes de outras regiões, devemos sempre valorizar e incentivar esse tipo de promoção comercial em busca de maiores resultados na comercialização”.

A reunião também teve a participação do Professor pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o geólogo Marcelo Ramão da Silveira Barbosa, que está em Juína para realizar um projeto sobre armazenamento de toras embaixo do pó de serra. Também participaram da assembleia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juína (CDL), Luiz Fernandes Dias, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi), e outros convidados.