NOTÍCIAS Ver Todas

Em visita ao Simno, Governador elogia a diretoria e fala em importantes parcerias para desenvolver o setor de base florestal de MT

Data: Segunda-feira, 25/09/2017 09:35
Fonte: Assessoria do SIMNO

O Governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), visitou na manhã deste sábado (23), a sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), durante sua agenda da Caravana da Transformação em Juína. 

Ele foi recepcionado pelo presidente Roberto Rios, o vice-presidente Paulo Veronese, o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento e demais empresários.

O governador conheceu as dependências do sindicato e no auditório recepcionou documentos solicitando o desbloqueio de indústrias embargadas nos distritos do Guariba e Guatá pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis), por suposto problema de infração de trânsito, como se o órgão tivesse competência para aplicar sansões desta natureza.

Ele conversou com os representantes do setor, falou de iniciativas para alavancar a economia, recebeu presentes e tirou várias fotos com a diretoria em frente à faixas de agradecimento, confeccionadas pelo Simno, CIPEM e FNBF, em reconhecimento ao apoio do governador que assinou durante reunião ampla na noite de quinta-feira (21), no auditório da CDL/ASCOM, importantes normativas de incentivo ao setor de base florestal.

A primeira normativa trata sobre alterações do processo de identificação de madeira, já que a obrigação de emissão de certificado é exigida em cargas de madeiras brutas emitidas pelo setor produtivo da base florestal no momento da venda  para outros estados.

A segunda normativa refere-se a regularização da tributação única do produto industrializado, visto que a cobrança do ICMS da tora, produto primário, poderia incidir em dupla tributação para o empreendedor madeireiro.

Já o decreto isenta a emissão de Guia Florestal (GF) para o produto “compensados” vendidos dentro do próprio estado e fora deste, que passará a ser comercializado com a emissão de nota fiscal e o acerto do estoque será realizado no sistema Sisflora no acúmulo do mês.

O presidente Roberto Rios agradeceu a presença do governador. "É uma satisfação recebê-lo em nossa casa, é a primeira vez que ele visita a sede do Simno e chega com uma proposta de ajudar o nosso setor,  e agora nos resta fomentar cada vez mais a produção, diversificar o mercado, aumentando a exportação, que também é o foco da nova diretoria do CIPEM, tanto que ele nos convidou para integrar uma comitiva do estado que visitará a China", frisou.

O governador também comentou a visita e elogiou a atuação do Simno. "Quero cumprimentar toda a diretoria do sindicato, ligada ao CIPEM, e dizer que nós estamos tratando de pessoas que querem desenvolver o estado de Mato Grosso, empregam mais de 100 mil pessoas e querem expurgar aqueles que fazem coisa errada, porque nós precisamos conquistar mercados internacionais e para isso o setor, que é a quarta economia do estado, precisa de organização e eles tem feito isso, por essa razão, eu os convidei pra irmos à China agora no mês de novembro, abrirmos mercados e fazermos prospecções, 18 prefeitos e representantes de sindicatos e organizações irão conosco, porque Mato Grosso não é só agronegócio, Mato Grosso tem um setor produtivo muito forte que é a indústria de base florestal que aqui está presente, parabéns a vocês pelo trabalho que fazem aqui no noroeste do estado", elogiou.