NOTÍCIAS Ver Todas

CNI, FIEMT e Simno ministram Curso de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho no eSocial em Juína

Data: Terça-feira, 10/10/2017 10:00
Fonte: Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt

Indústrias de Juína e região participaram nesta terça-feira (10/10), gratuitamente, do curso ‘Como fazer gestão de segurança e saúde no Trabalho (SST) na era do eSocial?’. A capacitação foi ofertada pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) em parceria com o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno). O evento foi realizado no auditório do sindicato.  

O eSocial, projeto do governo federal que unificará o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, deve entrar em vigor a partir de 2018. O especialista em engenharia de segurança do trabalho e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), João Carlos de Araújo, explicou aos participantes os principais aspectos do eSocial e o impactos para a indústria, com foco ao cumprimento das obrigações de SST.

Durante as oito horas de curso, foram abordadas as principais etapas do processo de implantação do eSocial, como qualificação cadastral dos empregados, adaptação de processos e adaptação de software. Também foram apresentados os conceitos relacionados aos Fatores de Riscos Ambientais do Trabalho, além dos procedimentos pertinentes à gestão de SST para gerar informações necessárias ao eSocial e evitar passivos trabalhistas e previdenciários.

“Os empresários receberam muitas informações sobre os impactos do eSocial sobre a gestão de SST, atualmente realizada por grande parte das empresas, e um chamamento para participação nas instâncias do Sistema Indústria, em suas diferentes casas como Senai, Sesi e IEL, como forma de buscar apoio nos mais diferentes temas da vida empresarial”, disse o consultor.

A capacitação é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da CNI em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para saber mais sobre essa e outras ações de desenvolvimento associativo, entre em contato na Fiemt com a Unidade Estratégica de Defesa de Interesses e Relações Sindicais (UEDIRS), pelos telefones (65) 3611-1666/1676 ou pelo e-mail ueda@fiemt.com.br