NOTÍCIAS Ver Todas

Florestal Tech: “Quem faz manejo florestal não faz desmatamento”

Data: Sexta-feira, 20/10/2017 10:03
Fonte: Assessoria Cipem-MT

A sustentabilidade da madeira nativa de Mato Grosso produzida a partir do manejo florestal sustentável foi o mote da abertura do 1º Florestal Tech, que aconteceu na noite da última quarta-feira (18.10). O evento de negócios florestais discute os desafios e as novas tecnologias do setor de base florestal de Mato Grosso e contribuir para uma nova visão da sociedade em relação ao uso da madeira tropical.

“Queremos com esse evento levar mais conhecimento para a sociedade e mostrar que o setor de base florestal é, na verdade, um aliado da preservação das florestas”, afirmou o presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), José Eduardo Pinto, durante sua fala na abertura do evento.

O analista de conservação da WWF Brasil, Ricardo Russo, apoiadora do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) na realização do evento, apresentou os motivos pelos quais a organização é parceira do setor florestal de Mato Grosso.

“O que nos une é a busca por soluções para a redução das mudanças climáticas e por uma economia verdadeiramente sustentável. A gente vê o esforço diário do setor florestal mato-grossense, representado pelo Cipem, para fortalecer o setor e fomentar o manejo florestal e o interesse em inovação e é de nosso interesse contribuir para isso”, afirmou durante a sua apresentação.

Segundo ele, um dos principais desafios é justamente mudar a imagem que uma parcela da população tem em relação ao uso da madeira, relacionando a prática à devastação da natureza. “As pessoas precisam entender que quem faz manejo florestal não faz desmatamento, ao contrário, o setor de base florestal é um dos maiores protetores da floresta, pois precisa dela em pé para continuar existindo”, explicou.

As duas organizações estão trabalhando em parceria na discussão de um projeto que visa trazer para o estado uma plataforma de visa trazer para o estado uma plataforma de madeira beneficiada colada e a tecnologia Wood Frame, dois temas que serão discutidos no evento. “Estamos juntos, Cipem e WWF, olhando para o futuro”, concluiu o analista de conservação da WWF Brasil.

O Florestal Tech – O evento segue até o próximo dia 20 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Na programação, painéis tecnológicos e debates sobre novas tecnologias aplicadas ao setor de base florestal com foco no uso da madeira na construção civil, rodada de negócios, exposição de produtos da madeira nativa e Mostra de Arquitetura da Madeira para o Século XXI.