NOTÍCIAS Ver Todas

Empresários retornam de Cuiabá satisfeitos com o 1º Florestal Tech e ainda mais compromissados com o setor de base florestal

Data: Quarta-feira, 25/10/2017 10:04
Fonte: Assessoria do SIMNO

Empresários associados ao Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), participaram nos dias 18 a 20 de outubro, em Cuiabá, do 1º Florestal Tech, evento idealizado pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Instituto WWF Brasil e Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT) , com o objetivo de aproximar o setor, divulgando a produção das indústrias e a promoção de negócios entre os visitantes, que vieram de vários estados e até fora do país.

Integraram a caravana do Simno cerca de 15 empresários, entre eles Artêmio Richter de Cotriguaçu. Ele avaliou de forma positiva o evento. “O Florestal Tech foi um evento muito bom, principalmente pelas palestras sobre novas tecnologias de uso da madeira. Também foi abordado que o uso da madeira nunca vai ser substituído e que cada vez mais a madeira se tornará um artigo nobre, por isso devemos valorizar cada vez mais a nossa matéria prima e o negócio florestal como um todo”, disse.

O Florestal Tech também serviu para mostrar à comunidade o que o setor de base florestal vem fazendo ao longo dos anos para preservar a floresta, já que 100% da matéria prima utilizada vem de projetos de manejo florestal devidamente autorizados.

Outro participante do evento foi o vice-presidente do Simno, Engenheiro de Produção Paulo Veronese. Ele comentou que além de mostrar a responsabilidade do setor com a floresta, os empresários aproveitaram para expor seus produtos e o que estão desenvolvendo dentro das indústrias de madeira no estado para o país e para o mundo.

“As rodadas de negócio tiveram o objetivo de incrementar a comercialização, uma grande ajuda ao empresário do segmento, mas também tivemos palestras que trouxeram as novas tendências de mercado e nesse ponto vimos o que a construção civil está procurando e descobrimos quais materiais estão sendo mais utilizados. Para nossa grata surpresa, o uso de madeira na construção civil aumentou, comprovando que a utilização da madeira é ambientalmente correta, uma construção em madeira tem muito mais eficiência energética do que uma construção com outros materiais”, revelou.

Ele acredita que as parcerias firmadas em favor do segmento, entre elas a Organização Não Governamental WWF Brasil, trouxeram uma nova filosofia de trabalho, mostraram as responsabilidades do setor de manter as indústrias de forma sustentável, trazendo um olhar diferenciado da população, principalmente pelos benefícios que o segmento traz, com grande geração de emprego e renda aos municípios, por exemplo.

O 1º Florestal Tech também serviu para aproximar os empresários do segmento de base florestal. Eles aproveitaram as palestras, mesas de negócios e principalmente a feira com mostra de produtos. “Ficamos mais próximos dos empresários que residem numa cidade vizinha e que não tínhamos essa relação. Essa aproximação é positiva e mostra a união do setor, por esse motivo também classifico o evento de grande valia”, comentou outro empresário.

O vice-presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), e atual presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios, descreveu o evento como um momento único do setor industrial em Mato Grosso.

“Estávamos precisando de iniciativas como essa, que valoriza o empresário e incentiva novos negócios, principalmente o de exportação, que foi um dos focos do evento. O Florestal Tech trouxe muito conhecimento aos nossos empresários, oportunidades de negócios e um novo olhar sobre a floresta. Acredito que a sociedade passou a entender que manter a floresta em pé é o nosso objetivo, e utilizamos apenas madeira legal de projetos de manejo, por isso temos muita responsabilidade com as próximas gerações” além disso, o público tomou conhecimento da proximidade do órgão ambiental SEMA com o setor florestal que trabalha com responsabilidade, prova disso foi participação da SEMA na abertura do evento reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da madeira, e que venha a 2ª edição, concluiu Rios.

Veja fotos do evento em nossa galeria!