NOTÍCIAS Ver Todas

Despedida da atual diretoria marcou a assembleia de novembro do Simno

Data: Segunda-feira, 13/11/2017 10:07
Fonte: Assessoria do SIMNO

A 9ª Assembleia Geral Ordinária do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), foi realizada em tom de despedida. Essa foi a última assembleia da gestão 2015-2017, sob o comando do presidente Roberto Rios Lima, que está há 06 anos à frente do principal sindicato do setor de base florestal da região Noroeste do estado.

A reunião, realizada na quinta-feira (09.11) com a presença de associados e convidados, foi conduzida conjuntamente com o atual vice-presidente, Paulo Augusto Veronese, eleito presidente para a gestão 2018-2020.

Ambos abordaram assuntos relevantes ao setor e temas discutidos recentemente nas reuniões do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), e da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT).

A identificação da madeira foi um dos tópicos. De acordo com Paulo Veronese, o setor tem um grande aliado que é o Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco (DEM). Ele destaca que o parlamentar vem lutando em prol do setor com ações que beneficiam os empresários de todo o estado e que nos próximos dias se reunirá com o governador Pedro Taques para tratar sobre a identificação da madeira.

Já o presidente Roberto Rios destacou que os problemas com a ‘identificação da madeira’ vem crescendo, com apreensões que poderiam ser evitadas, pois as cargas acabam sendo liberadas posteriormente, é claro, não sem amargar prejuízos ao industrial e ao cliente que a receberia. Ele menciona que o governador Taques chegou a assinar uma normativa simbolicamente, quando esteve em Juína no mês de setembro por ocasião da Caravana da Transformação, que trata da simplificação do processo de identificação de madeira.

“O modelo ideal seria realizar a fiscalização volante nas divisas de Mato Grosso com outros estados, esse modelo atual com obrigação de emissão de certificado (CIM) por identificação visual e em ponto fixo, deixa muitas dúvidas e não tem o alcance necessário, desta forma aguardamos a alteração para que o processo seja claro e eficiente, disse Rios.

Outro assunto que se destacou na reunião do Cipem foram as autuações do Ibama e o bloqueio de indústrias no distrito do Guariba, no município de Colniza, onde suspeita-se que fiscais exageraram nas ações, principalmente quando autuaram PMFS e caminhões utilizando uma Resolução do Contran, o que somente poderia ser feito pelo Detran.

Também se comentou a parceria entre o setor florestal com a Embrapa Florestas na realização de uma pesquisa sobre valores da floresta manejada. Desta forma os empresários teriam como pleitear financiamentos e fornecer seus manejos como garantia.

O 1º Florestal Tech, realizado em Cuiabá, foi destacado pelo presidente. Segundo ele o evento superou as expectativas e já se cogita realizar uma nova edição em São Paulo/SP no mês de Julho de 2018 com a presença de empresários de todo o país e até fora dele.

Outra ação comentada foi a recente aprovação, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), de um projeto que isenta o ICMS da tora. O setor ainda aguarda a publicação da lei.

Já na reunião da Fiemt alguns assuntos em destaque, entre eles, a Feira de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia, e as reformas do Governo de Michel Temer na área trabalhista, que segundo se espera, irá contribuir para a melhora dos processos operacionais das indústrias.

Os associados também foram informados sobre o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), para o biênio 2018-2019. Os empresários Gilvan e Ricardo Gravina, que integraram a comissão de negociação, comentaram sobre o processo, que foi concluído com aumento de 6% para os pisos e 4% acima destes.

Outro destaque foi o prêmio recebido pela empresa Barsol, como a terceira melhor empresa para se trabalhar em Mato Grosso, na categoria pequeno porte. A Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), concedeu o título após realizar pesquisa referente ao ano de 2016 apontando que a Barsol Indústria e Comércio de Madeiras possui os atributos necessários.

Durante a pesquisa, 47,53% dos colaboradores da indústria se mostraram satisfeitos em trabalhar na empresa. As competências que se destacaram no índice de satisfação foram: ‘Liderança e Comunicação’ e ‘Condições físicas do ambiente de trabalho’. Os empresários Ricardo Gravina e Algacir Barbieri, bastante alegres, agradeceram pelo prêmio.

A assembleia terminou com o presidente Roberto Rios agradecendo a oportunidade de conduzir o Simno por duas gestões. “Entregarei o sindicato ao próximo presidente em um momento muito bom, o Simno conquistou seu espaço e atualmente possui visibilidade nacional além de ser um dos sindicatos mais lembrados em Mato Grosso. Claro que nem tudo que eu gostaria de realizar como presidente consegui, mas com muito esforço foi possível levar o Simno país a fora, sendo destaque na CNI com oito troféus recebidos por ser o sindicato que mais conseguiu atrair e manter novos associados nos últimos anos. Acredito que acertei 90%, porém tive erros, como em toda gestão, mas não me arrependo de nada. O Paulinho vai ser um grande presidente, é graduado na área de Produção Madeireira e terá ao lado os ex-presidentes, Geraldo Bento, Liane Zeni e contará com meio apoio para o que precisar”, comentou.

Já o futuro presidente Paulo Augusto Veronese agradeceu a oportunidade concedida pelos associados. “Eu sei que a tarefa não é fácil, mas tentarei manter o foco sempre na melhoria para que o sindicato continue crescendo. Para isso convido todos nossos associados a contribuírem, participando ativamente apoiando essa  nova diretoria, pois quanto mais discussões tivermos, mais crescimento o sindicato obterá”, disse.