NOTÍCIAS Ver Todas

Simno retoma suas Assembleias Ordinárias abordando assuntos relevantes ao setor

Data: Quarta-feira, 14/02/2018 10:13
Fonte: Assessoria do SIMNO

A primeira Assembleia Ordinária de 2018 do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), e também a primeira da gestão do presidente Paulo Augusto Veronese, foi realizada na quinta-feira (08.02), na sede do sindicato em Juína.

Com um bom número de associados e visitantes, a assembleia trouxe ao conhecimento de todos, as últimas ações e demandas do sindicato, do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), e da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT).

Em pauta, ofícios recebidos e enviados pelo sindicato; assuntos das reuniões do Cipem e da FIEMT, apresentados pelo vice-presidente da entidade, Roberto Rios; informações da Comissão (ABNT) do Estudo da Madeira realizado em Curitiba/PR, apresentado pelo presidente Paulo Veronese e assuntos da reunião do COMDEMA, apresentado pelo Diretor Executivo, Ederson Aquino.

O presidente, Paulo Veronese, classificou como importante esse primeiro contato do ano com os associados do setor de base florestal. “Foi um momento especial, estamos começando agora e ficamos ansiosos em como as coisas irão acontecer, mas foi uma assembleia tranquila com a presença dos associados, advogados e convidados. Aproveitamos pra esclarecer sobre os vários problemas que o setor vem enfrentando e o que estamos fazendo para resolvê-los, além de apresentar metas, programação orçamentária e de ações para 2018", disse.

Veronese explicou sua visita à Curitiba na qual objetivou tratar da Norma Regulamentadora 21 (NR-21 madeira serrada), um importante assunto para o setor de base florestal. Mas outros temas também foram transmitidos aos presentes, como a atual situação do processo de Identificação da Madeira, e o Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV), comentados pelo vice-presidente do Cipem, Roberto Rios.

“Como vice-presidente do Cipem e diretor da FIEMT, quero manter todos os nossos associados informados das demandas atuais. Um dos maiores problemas do setor atualmente é a Instrução Normativa do IBAMA nº 21/2014 especificamente nomenclatura de produtos florestais que causam transtornos e prejuízos no transporte até o comprador, sobre isso estaremos no dia 07 de Março em Brasília para uma reunião com o objetivo de debater esse assunto, focando na melhoria do processo para uma maior eficiência nos processos do setor florestal;”, destacou.

Ainda sobre o dia 07 de Março, o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento, declarou que na pauta estará também uma reunião do setor com o Deputado Federal Jair Bolsonaro, pré-candidato à república nas eleições gerais desse ano.

“Aproveitaremos essa reunião para trazer as demandas do Setor de Base Florestal e que de alguma forma estejam prejudicando seu desenvolvimento, queremos trazer ao conhecimento de todos, e cobrar junto às autoridades”, disse.

Ainda na assembleia de fevereiro do Simno, o presidente Paulo Veronese, informou os presentes sobre a realização do Natal Solidário 2017, em dezembro último; apresentou o calendário de feiras para 2018; a realização da 11ª FEMMAD na ExpoJuína 2018; a previsão orçamentária e o planejamento para 2018, além da visita da Superintendente de Gestão Florestal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT) em indústrias de Juína acompanhando o desdobro para aferição do índice do CRV.

Dentre os visitantes, os advogados Fernando Queiroz, Bianca Mandadori, Juliano Cruz da Silva e Flávio Lemos Gil, atual presidente da subseção de Juína da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao final, os presentes parabenizaram o presidente Paulo Veronese pela passagem do seu aniversário.