NOTÍCIAS Ver Todas

Assembleia de março do Simno abordou assuntos importantes ao Setor de Base Florestal

Data: Segunda-feira, 12/03/2018 10:17
Fonte: Assessoria do SIMNO

A segunda Assembleia Ordinária, referente ao mês de março, do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), foi realizada na quinta-feira (08), na sede do sindicato em Juína. O presidente Paulo Augusto Veronese atualizou os empresários e associados de importantes questões envolvendo o setor de base florestal.

Na pauta, vários assuntos de abrangência regional e estadual, discutidos nas reuniões do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), e da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), no último dia 01 de março em Cuiabá.

Destacando a reunião do Cipem, comentou que alguns deputados foram convidados e participaram em alguns momentos, como Dilmar Dal Bosco (DEM) e Janaína Riva (PMDB), que receberam em mãos demandas levadas pelos presidentes dos oito sindicatos que compõem o Cipem. Ele revelou que os deputados têm apoiado muito o setor, sendo que na oportunidade Dal Bosco foi homenageado pelos presentes, recebendo uma menção de gratificação pela parceria com o setor na defesa de pautas importantes que tramitam na casa de leis.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco disse que se sente lisonjeado e tem orgulho em defender o setor. “Eu considero uma grande oportunidade poder defender um setor que ajuda muito no desenvolvimento do nosso estado, que gera tantos empregos e contribui significativamente com a arrecadação de impostos. Precisamos mostrar para nossa sociedade a importância desse setor que ajuda a conservar as nossas florestas”, disse Dilmar Dal Bosco.

A deputada estadual Janaina Riva também se colocou à disposição para apoiar a tramitação de projetos de lei que tragam mais desenvolvimento para o setor de base florestal. “Esse setor, que ainda tem muito a crescer, pode contar com meu apoio e de meus colegas parlamentares porque sabemos o quanto é importante por gerar renda e oportunidades para os mato-grossenses”, disse Janaina aproveitando para parabenizar o CIPEM pelo trabalho desenvolvido.

Outro parlamentar que visitou o Cipem foi o suplente de deputado federal, Xuxu Dal Molin (PSC). Durante reunião com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ele apresentou proposta para que o setor de base florestal deixe o Ministério do Meio Ambiente e integre a pasta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e discutida a necessidade de criação de uma Câmara Setorial de Floresta Nativa. “É uma cadeia produtiva muito grande e que envolve, além do meio ambiente, várias outras, incluindo a industrialização. Então, precisa olhar para o desenvolvimento desse setor”, reforçou Dal Molin.

 Também foram abordados na reunião do Cipem outros assuntos, como: A Lei Complementar nº 601/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade da emissão do Certificado de Identificação de Madeira (CIM) para fins de fiscalização e controle na comercialização e transporte de produtos de origem florestal;

A necessidade de adequação da nomenclatura na identificação dos produtos florestais, que tem gerado problemas no momento da fiscalização, apenas por questões de interpretação da legislação;

A aprovação da alteração dos Artigos 6º e 7º da resolução Conama nº 474/2016, que garante ao setor de base florestal maior clareza nos procedimentos adotados pela SEMA-MT, bem como supre algumas lacunas na redação original. A nova redação do Artigo 6º permite o aproveitamento de laudos de CRV individual e garante às empresas novas o direito de apresentar laudo de CRV estimando para as espécies que serão comercializadas no ano, evitando período de operação com índice de 35%. Já a alteração no Artigo 7º consolida a possibilidade de ser fixado percentual de até 45%, após a aprovação do laudo, ficando a vistoria postergada para realização no prazo de 6 meses, podendo ser prorrogada uma única vez;

Dia na Floresta – Manejo Florestal Sustentável na prática – a ser realizado em nove de maio, em Sinop, visando esclarecer autoridades, como juízes, promotores, desembargadores e outros operadores do direito ligados à regulação e fiscalização do setor em Mato Grosso a respeito das questões que envolvem o setor. A ideia é passarem um dia em um manejo florestal, conhecendo como funciona a rotina de trabalho.

O presidente do Simno também revelou um projeto piloto de capacitação da gestão florestal que envolverá todos os associados da região Noroeste. Na proposta, eles serão capacitados com treinamentos diversos na área da gestão florestal. “Essa é uma necessidade de todos os empresários do setor de base florestal e pensando nisso, o Cipem, junto com seus sindicatos irá promover a capacitação que começará pela região noroeste”, disse.

Além dos associados, participaram da assembleia de março a gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi), Laís Braga; o advogado e presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Juína, Dr Flávio Lemos Gil; o bombeiro civil Frank, que na oportunidade ofereceu seus serviços, e o professor do IFMT e engenheiro florestal Rodrigo Gil.

Rodrigo está elaborando em sua tese de doutorado estudos sobre a conservação de toras de árvores embaixo do pó de serra. Ele ainda está iniciando sua pesquisa, que será realizada em Cáceres, e vai analisar se ocorre mesmo a conservação, a estrutura de resistência da madeira e entender porque isso acontece.

Finalizando, o presidente comentou sobre o 1º Café com Charme que o Simno realizou em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Ele parabenizou todas as mulheres, em especial as empresárias da indústria.

“Esse é o dia que celebramos a conquista das mulheres ao longo dos anos, dentro da política, da economia, da própria sociedade, então o sindicato não poderia deixar passar em branco e reunimos as empresárias do ramo, que são a base das indústrias, nesse evento aqui hoje”, concluiu Paulo Veronese.