NOTÍCIAS Ver Todas

Superintendência do IBAMA em MT firma parceria com o Simno para conversão de multas em projetos ambientais

Data: Quarta-feira, 21/03/2018 10:17
Fonte: Assessoria do SIMNO

Após solicitação do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), a superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Mato Grosso, Lívia Karina Passos Martins, esteve em Juína para uma reunião com representantes do setor de base florestal da região.

A reunião contou com a presença do chefe da unidade técnica do IBAMA em Juína, Evandro Selva, do presidente do Simno, Paulo Augusto Veronese, do vice-presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) e diretor da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Roberto Rios Lima, e demais empresários associados ao sindicato.

Na reunião foram discutidos assuntos importantes para setor, como por exemplo, uma parceria com o sindicato que converterá o pagamento integral de multas em descontos com a realização de projetos de ação ambiental.

Na proposta, o empresário autuado desenvolverá uma ação voltada à comunidade e, com isso, poderá receber descontos de até 65% nas multas. As ações podem ser as mais diversas, como revitalização de canteiros, plantio de mudas de árvores em áreas de nascentes, melhorias em praças, dentre outros.

Foi a primeira vez que a superintendência do órgão fiscalizador em Mato Grosso conheceu, in loco, a realidade e conversou diretamente com o sindicato na busca de soluções para os problemas do setor.

O presidente do Simno, Paulo Augusto Veronese, disse que o diálogo é fundamental para a organização do setor, que possui grande relevância na contribuição econômica e social da região. Ele também reforçou que existem desencontros entre as normas e leis e suas interpretações. Por isso, o objetivo do encontro foi buscar um maior nivelamento das informações, favorecendo a boa relação e o desenvolvimento tanto do setor econômico quanto do órgão regulador.

“Foi muito importante termos esse contato com os dirigentes do IBAMA. A superintendente Lívia nos esclareceu muitas questões e propôs parceria em conjunto com o nosso sindicato na questão da conversão das multas. Ela quer ser parceira do setor e nós aceitamos prontamente, afinal, é do nosso interesse realizar ações voltadas ao meio ambiente e que beneficiarão a sociedade”, destacou Veronese.

Para o chefe da unidade técnica do IBAMA em Juína, Evandro Selva, a avaliação da reunião com a superintendente também é positiva. “A visita dela foi muito importante pois conseguimos conversar com o setor e esclarecer dúvidas de várias situações”, disse Selva.

Em Juína, a superintendente do IBAMA cumpriu uma extensa agenda de reuniões. Na segunda-feira pela manhã ela se reuniu com os servidores do órgão, em seguida, com estudantes de direito e com o secretário municipal de meio ambiente, João Manuel. À tarde, Lívia Karina Passos Martins se reuniu com os prefeitos da região noroeste para tratar da conversão de multas em projeto ambientais, das ações de fiscalização entre outros temas. Também manteve encontro com o Juiz Federal para tratar sobre fiscalização das áreas federais e finalizou sua agenda na terça-feira (20.03), com reuniões na FUNAI, com as lideranças indígenas Cinta Larga, do Parque do Aripuanã e com os associados do Simno.