NOTÍCIAS Ver Todas

Simno e Senai realizam em Guariba curso de Manejo Florestal com Exploração de Impacto Reduzido

Data: Quinta-feira, 12/04/2018 10:19
Fonte: Assessoria do SIMNO

Empresários do setor de base florestal, localizados no distrito do Guariba, em Colniza, participaram nesta semana do “Curso de Manejo Florestal com Exploração de Impacto Reduzido”, promovido pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), e ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), unidade de Juína.

O curso teve a duração de 05 dias num total de 40 horas. Deste total, um dia e meio foi para a realização das aulas teóricas, ministradas na Escola Estadual Maria Miranda Araújo, e o restante a parte prática, realizada in locu nos PMFS.

O Engenheiro Florestal Guilherme Rodrigues Costa foi o encarregado de transmitir as informações aos empresários, que são os tomadores de decisão, e também aos funcionários que estão diretamente relacionados às atividades de exploração florestal, que integram as equipes de campo do manejo.

Durante o curso, foram transmitidas todas as informações referentes ao planejamento e a exploração do manejo conforme os preceitos de sustentabilidade atuais. “Explicamos como se planeja cada atividade dentro do manejo florestal, desde o inventário florestal passando pela abertura da infraestrutura, o corte das árvores, o planejamento e a execução dos ramais de arraste, as operações de pátio, a cadeia de custódia e o transporte final”, declarou.

Para a realização da prática do “Curso de Manejo Florestal com Exploração de Impacto Reduzido”, foram abertas estradas, esplanadas, feita a derrubada das árvores, os ramais de arrasto foram planejados e executados, após o arrasto e a chegada das toras nos pátios de estocagem, foi feita a cadeia de custódia e os participantes conferiram todos os detalhes, até o empilhamento e o carregamento final.

O engenheiro destacou ainda que foi feita a utilização dos mapas e fichas de campo de um manejo aprovado e em andamento, gerados através do inventário florestal fornecido pelo engenheiro responsável pelo projeto, sendo o mesmo de acordo com as normas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/MT), como qualquer outro projeto da SEMA onde são planejadas todas as atividades de elaboração e exploração florestal.

O diretor executivo do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Ederson Aquino, representou no curso o presidente Paulo Augusto Veronese. Ele comentou a importância do curso.

“A nossa intenção foi de levar até os locais mais distantes da nossa base de associados informações relevantes referentes à nossa atividade. E esse curso de manejo florestal com impacto reduzido mostrou na prática que exercer a atividade seguindo as regras é possível preservar a floresta, afinal, dependemos dela em pé para a continuação da atividade”, disse.