NOTÍCIAS Ver Todas

Simno conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais da FIEMT e CNI

Data: Segunda-feira, 28/05/2018 10:21
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO) recebeu, na tarde desta quinta-feira (24) o 1º lugar no Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT).

O reconhecimento faz referência a um projeto idealizado pelo sindicato, em Juína, para reaproveitamento dos resíduos da indústria madeireira para fins de compostagem.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação dos Moveleiros de Juína (ASMOJU) e o Frigorífico RS, com apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadores de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM).

O presidente do Simno, Paulo Augusto Veronese, copmentou o prêmio. "Isso vem contemplar todo o setor de base florestal. É um importante reconhecimento das ações que os sindicatos promovem que vão além apenas da questão comercial da madeira", disse Veronese.

As informações sobre a premiação foram repassadas durante a reunião da diretoria do CIPEM, realizada nesta quinta-feira, em Cuiabá, com a participação dos demais sindicatos associados.

Durante a reunião também foram discutidas outras pautas referentes ao setor de base florestal. A principal delas diz respeito ao cadastro técnico federal e da taxa de controle e fiscalização ambiental. É preciso que as empresas adequem o porte de acordo com o faturamento para evitar multas. Sobre esse assunto, o CIPEM prepara um documento explicativo que será disponibilizado a todos os associados até o dia 30/05.

O diretor financeiro do CIPEM, Sigfrid Kirsch, falou ainda sobre participação, com o presidente do CIPEM, Rafael Mason, da celebração dos 40 anos da Embrapa, cujos eventos foram realizados em Curitiba-PR. Eles reforçaram a importância da relação de parceria entre a Embrapa e o CIPEM para ampliar e aprimorar as pesquisas na área florestal. “Essa aproximação dá muita credibilidade ao setor”, pontou Kirsch.

O presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento, explicou sobre as ações do setor em Brasília, que tem se intensificado a cada dia. A principal delas trata sobre os padrões de nomenclatura e coeficientes de rendimento volumétricos, inclusive carvão vegetal e resíduos de serraria. “É preciso que a Resolução seja atualizada e reflita mais a realidade do setor”, defendeu Bento.

Os diretores também souberam mais detalhes sobre os encaminhamentos sugeridos na primeira edição Florestal Tech, realizada em Cuiabá, em 2017. O principal deles era a sugestão aproximação com a comunidade acadêmica. Isso já está acontecendo, através de reuniões com as Universidades e Institutos Técnicos em Cuiabá. O principal objetivo é inserir a madeira nativa e o manejo florestal sustentável na agenda de formação dos estudantes, propiciando o desenvolvimento de pesquisas na área.

“Também teremos a oportunidade de qualificar melhor a informação sobre o setor de florestas nativas, seus diversos usos e oportunidades. Questões sobre as quais os alunos têm pouca familiaridade”, reforçou Mason. A 2ª edição do Florestal Tech acontecerá em São Paulo, de 10 a 13 de julho, durante a ForMóbile.

A viagem da comitiva para a feira Carrefour de Bois, em Nantes, na França, também foi discutida. Os diretores acreditam que será uma excelente oportunidade de contatos comerciais e para trazer experiências e tecnologias que possam auxiliar o desenvolvimento em Mato Grosso.

Por fim, também foram alinhados detalhes sobre o Dia na Floresta, que acontecerá em 20 de junho, na Fazenda Sinopema em Sinop.