NOTÍCIAS Ver Todas

Simno discute vários assuntos relevantes em reunião mensal

Data: Segunda-feira, 00/00/0000 00:00
Fonte: Assessoria do SIMNO
A quarta assembleia geral ordinária do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), tratou de temas importantes aos empresários do setor de base florestal, como a pauta da madeira, negociação de convenção coletiva, nomenclatura de espécies nativas (Resolução Conama Nº 411/2009) e o prêmio nacional de boas práticas sindicais conquistadas pelo sindicato.
 
A assembleia foi realizada na quinta-feira (07.06), na sede do Simno em Juína, e contou com a participação de diversos empresários. A reunião foi conduzida pelo presidente Paulo Augusto Veronese.
 
Entre os primeiros assuntos abordados, aqueles discutidos na reunião mensal do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), como a pauta da madeira. Segundo o presidente Veronese, a nova Portaria 052/2018 foi publicada há alguns dias pegando todos de surpresa, principalmente pelas alterações propostas.

Ele explicou que, caso entre em vigor, prejudicará sobremaneira os empresários principalmente aqueles que comercializam a madeira beneficiada e por conta desse e outros fatores, foi prorrogada para haver tratativas.
 
Outro assunto relevante que merece destaque, é em relação às notificações que a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), tem emitido para diversas indústrias no estado também foi tema, é importante ressaltar que solicitar extratos bancários bem como livro caixa fere o sigilo das empresas, medidas judiciais podem ser a solução para resolver esse problema. Além dessas pautas, a tabela de frete publicada pela Resolução ANTT 5.820/2018 regulando preços mínimos para prestação desses serviços pode ser um grande complicador porque esta seguramente deveria ser uma prerrogativa do mercado e não do governo. Os empresários do setor também estão preocupados com a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) do Instituto Brasileiros do Meio Ambiente e dos Recurso Naturais Renováveis (IBAMA), onde as empresas cujo porte esteja classificado errado poderá ser autuada, é preciso corrigir esses equívocos evitando transtornos e prejuízos.
 
Boas notícias - Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), consagrou o Simno com o 1º lugar, Veronese explicou que o reconhecimento faz referência a um projeto idealizado pelo sindicato, em Juína, para reaproveitamento dos resíduos da indústria madeireira e de frigorífico para fins de compostagem.
 
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Associação dos Moveleiros de Juína (ASMOJU) e o Frigorífico RS, com apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadores de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM).
 
O presidente do Sindicato, Paulo Augusto Veronese, comentou o prêmio. "Isso vem contemplar todo o setor de base florestal. É um importante reconhecimento das ações que os sindicatos promovem que vão além apenas da questão comercial da madeira", disse Veronese.
 
Sobre a negociação coletiva de trabalho, foi apresentado aos presentes a proposta do sindicato laboral solicitando reajuste de 8% (oito por cento) e uma contraproposta está sendo formulada pelo Simno, porém, a maioria das empresas já fizeram antecipação de 3% e esperam que o valor do aumento não seja superior a esse índice, considerando o momento delicado da economia.
 
Também foi bastante comentado na reunião a participação de empresários de Juína, a caravana Matogrossense que visitou a Feira Internacional da Madeira na França, a Carrefour International du Bois. De acordo com o vice-presidente do Simno e do Cipem, Roberto Rios, o evento propiciou várias oportunidades de negócios. “Foi uma das melhores feiras que participei, exclusiva para negócios. Pudemos analisar vários fatores e descobrir que o mercado de exportação está em franca escala, favorecendo, inclusive para quem busca oportunidades com o auxílio das tradings”, comentou.
 
Finalizando, os empresários foram convidados para o Workshop de Capacitação em Gestão Florestal que será realizado na quinta-feira (14.06) as 14h no Simno. O evento terá a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente André Baby, da Superintendente do IBAMA de Mato Grosso Srª Lívia Martins, também do presidente da Associação Matogrosensse dos Engenheiros Florestais – AMEF,  presidente do Cipem Rafael Mason e equipe técnica. O workshop é uma iniciativa do Cipem em parceria com o Simno.