NOTÍCIAS Ver Todas

Assembleia de Agosto do Simno: Setor de Base Florestal em evidência

Data: Terça-feira, 21/08/2018 10:50
Fonte: Assessoria do SIMNO

Empresários associados e convidados do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), participaram de mais um importante encontro do setor. A 6ª assembleia geral ordinária foi realizada na quinta-feira (16.08), e discutiu vários assuntos de interesse da categoria.

O presidente Paulo Augusto Veronese informou as principais demandas encabeçadas pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), e da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), e também sobre os assuntos do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal, sediado em Brasília/DF.

Paulo explicou que durante a reunião da Diretoria do Cipem, realizada na tarde da quinta-feira (02.08), em Cuiabá, foi aprovada a proposta de participação na Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA), que acontecerá de 26 a 29 de março, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Comentou que essa expansão de mercados para a madeira nativa, principalmente para o mercado internacional, também gera uma preocupação do setor florestal no que diz respeito às políticas públicas relativas a exportação. Um exemplo são os Decretos 1.262/2017 e 1.600/2018, sobre o Cadastro de Exportação, da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) que impõe uma série de exigências e comprovações para efetuar a transação, ressaltou que esse decerto está sendo questionado pelo Cipem e Fiemt.

Após reuniões entre o Cipem e a Sefaz-MT, no sentido de entender o motivo das cobranças e tentar encaminhar uma solução mais adequada à situação, ainda permanece um problema para a exportação de madeira serrada em bruto, que praticamente, inviabiliza a operação pela exigência, exagerada, de comprovações cadastrais por parte do comprador e do despachante. 

Outra preocupação dos empresários florestais é com relação a integração do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora-MT), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que ainda não ocorreu e poderá prejudicar as atividades florestais, principalmente a comercialização fora do estado. Sobre o assunto, o Cipem relata que tem mantido diversas reuniões no estado e em Brasília, mas que a solução depende, exclusivamente dos órgãos ambientais envolvidos.

No Fórum  Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), o presidente do fórum, empresário Geraldo Bento, explicou que esteve recentemente no estado do Acre em comemoração ao 30 anos da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIAC). Ele disse que ficou surpreso com o trabalho feito pelo Senai em parceria com a federação naquele estado. Citou o Instituto de Estudos da Madeira, que já chegou a ser premiado com a fabricação de móveis diferenciados.

Outro assunto importante é a proposta de alteração da Resolução 411 do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), no que diz respeito a Nomenclatura das Espécies. O pedido foi apresentado ao CONAMA, está em fase de manifestações por parte das entidades, e deverá seguir para Câmara Técnica pertinente para aprofundamento na discussão.

A participação de empresários de Juína na Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira (ForMóbile) e Florestal Tech, realizada entre os dias 10 a 13 de Julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo/SP, também foi avaliada pela diretoria. A feira, que teve como foco trazer soluções para o mercado, teve um saldo positivo, conforme comentaram os associados.

De acordo com eles, foi uma excelente vitrine para a divulgação de produtos, um ótimo espaço para quem buscou conhecimento e somou na aquisição de novos clientes/parceiros para fomentar o setor de base florestal. O stand do Cipem na feira foi bastante elogiado, e serviu como ponto de encontro do setor e local de negócios entre vendedores e compradores, além de ter oferecido palestras para arquitetos e engenheiros sobre o uso sustentável da madeira nativa.

CCT - a advogada Mayara Gonçalves Oliveira Rampon, membro da comissão de negociação da convenção coletiva de trabalho, explicou como andam as tratativas. Duas reuniões foram realizadas e, na última, o sindicato ofereceu 2% de reajuste, porém o laboral mantém o pedido de 8% e o impasse continua.

A 6ª assembleia geral ordinária do Simno contou com a presença da gerente do Sesi/Senai, unidades de Juína, que convidou a todos para a palestra “Você é o que você pensa: Seus pensamentos ditam seus resultados”, a ser realizada nesta quarta-feira (22.08), às 19h30, no auditório da Ascom com o palestrante Diego Hurtado. A inscrição será 02 kg de alimentos não perecíveis.

Também participou o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (SAMMA), João Manuel. Ele comentou sobre os avanços da pasta e citou o Departamento de Fiscalização Ambiental (DELFAM). Outro participante foi o engenheiro florestal Rodrigo, professor do IFMT Campus Juína, que está elaborando estudos de doutorado sobre a conservação da tora embaixo do pó de serra. Os estudos visam comprovar a eficácia da conservação cientificamente e tem o prazo de 03 anos para a conclusão. Os estudos devem ser realizados com as espécies: Caucho, Tauarí, que são madeiras moles, cedrinho que é espécie comum e o Jatobá como madeira dura. Também esteve presente na assembleia o Sr. Evaldo Oestreich Filho representando o Cipem.

Clique aqui e assista ao vídeo com os principais assuntos da reunião de diretoria do Cipem!