NOTÍCIAS Ver Todas

Cipem promove capacitação para diretores executivos dos sindicatos associados

Data: Sexta-feira, 21/09/2018 10:55
Fonte: Assessoria Cipem-MT

Os diretores executivos e os assessores administrativos e financeiros dos oito sindicatos patronais do setor de base florestal de Mato Grosso participaram, na última semana, de mais um curso de capacitação promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em Cuiabá.

 

Durante dois dias, os profissionais receberam informações sobre procedimentos administrativos, financeiros e jurídicos que permitirão aprimorar o atendimento aos empresários associados.

 

O principal debate ocorrido foi sobre a fiscalização realizada pelos órgãos ambientais nas diversas etapas da atividade. Os executivos relataram as ocorrências mais comuns e fizeram questionamentos sobre competências, formas de abordagem, prazos e dispositivos legais, buscando conhecer mais sobre o tema que afeta diretamente os associados.

 

A advogada Mauren Lazzaretti ressaltou a importância de os empresários estarem organizados em seu ambiente de trabalho e de os executivos saberem como proceder em casos de fiscalização. “Conhecer os direitos e deveres do empreendedor e do órgão fiscalizador é essencial para defender direitos, reduzir as inconformidades e tornar mais tranquila a ação fiscalizatória, que é rotina no dia a dia de todo empresário do setor de base florestal”, frisou a consultora jurídica que ministrou esse conteúdo durante o curso.

 

O objetivo do Encontro, de acordo com o presidente do Cipem, Rafael Mason, é exatamente esse: manter sempre atualizada a equipe que está na ponta do atendimento. “Nosso esforço é para que o empresário do setor de base florestal tenha atendimento ágil e qualificado nas diversas demandas que emergem diariamente no exercício da atividade”, reforçou.

 

As informações sobre questões administrativas e financeiras foram repassadas pela consultora empresarial e perita contábil, Maria Terezinha de Farias. “Conhecer as regras e estar organizado internamente também aumenta a eficiência dos sindicatos e permite focar a atuação no que é primordial”, ressaltou.

 

Ainda durante o encontro, representantes da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) apresentaram o Programa Energia Sustentável na Indústria (PESI), que disponibiliza para pessoas jurídicas e físicas do segmento industrial do estado, soluções para a geração de energia com o menor custo e consumo eficiente, focado na energia solar. A equipe da Fiemt oferece suporte técnico para elaboração e financiamento do projeto, seja para empresa ou residência.

 

Este foi o II Encontro dos Executivos realizado em 2018 pelo Cipem. O primeiro aconteceu em março e tratou sobre legislação e procedimentos ambientais aplicados ao setor de base florestal.

Confira as fotos aqui