NOTÍCIAS Ver Todas

Trabalho sobre regeneração natural da floresta é apresentado para diretores do Cipem

Data: Quarta-feira, 03/10/2018 11:54
Fonte: Assessoria Cipem-MT

A diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) esteve reunida na última quinta-feira (27), em Cuiabá, para discutir e deliberar questões relativas ao setor de base florestal de Mato Grosso. A pauta tratou de assuntos de interesse do setor, como a identificação da madeira, o decreto de exportação e a pauta da madeira. Os dois últimos prorrogados até o final de novembro.

Durante a reunião também foi apresentado um trabalho sobre a regeneração natural de florestas nas áreas de Manejo Florestal Sustentável. A análise, produzida pelas engenheiras florestais, Bianca Fruett da Croce e Jéssica Fruett da Croce, teve como base imagens e dados coletados durante o Dia na Floresta – realizado pelo Cipem na Fazenda Sinopema, em Tabaporã, região norte do estado, em junho deste ano. (saiba mais aqui )

O dossiê de 16 páginas é composto por fotos, mapas e dados georreferenciados da Fazenda Sinopema, que possui uma área de 51 mil hectares de floresta nativa e que desde 1980 faz o manejo sustentável. O uso da propriedade como exemplo para a demonstração da regeneração natural da floresta é justamente pelo fato de que a Sinopema está apta a passar pelo segundo ciclo de corte – depois de 25 anos da primeira colheita de árvores.

Por possuir áreas que passaram por intervenção ao longo de diferentes anos foi possível fazer o trabalho de comparação e verificar a regeneração natural da floresta após sua exploração econômica.

Na área que teve intervenção em 2015 é possível observar a clareira aberta pela exploração e as estradas. Nas imagens atuais, após três anos, as clareiras da esplanada e das trilhas de arraste já estão cobertas, não apresentando mais o solo exposto. As imagens aéreas mostram uma uniformidade na copa das árvores.

Isso acontece porque ao retirar as árvores maduras, amparados por um plano de manejo florestal sustentável, há uma abertura de claridade na floresta, diminuindo a competição por espaço e nutrientes e favorecendo o crescimento de novas mudas. Portanto, o estudo concluiu que a remoção das árvores mais velhas favorece a regeneração das espécies arbóreas garantindo a perenidade das florestas

Saiba mais sobre a importância de manejar as florestas tropicais para garantir sua conservação aqui.

Problema com nomenclatura de produtos

Empresas de Mato Grosso foram autuadas e tiveram as cargas apreendidas no Porto de Paranaguá-PR pela fiscalização do Ibama que, erroneamente, reclassificou o nome dos produtos a serem exportados. As cargas estão em conformidade com Resolução Conama Nº 474/2016, tendo a descrição adequada dos produtos florestais tanto na Nota Fiscal quanto na Guia Florestal. Para tentar resolver o problema, o Cipem solicitou a intermediação do Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal (FNBF) que já oficiou o Ibama, em Brasília, sobre o problema.

Cursos de secagem de madeira

O Cipem, em parceria com o Sindicato de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (Sindilam) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) realizou, em setembro, curso sobre secagem de madeira nativa – padrão mercado interno e exportação. Ao todo foram qualificados 30 profissionais dessas regiões, associados aos sindicatos. Na avaliação dos participantes e dos diretores do Cipem, o treinamento foi muito importante e vai resultar em melhoria nos processos de industrialização da madeira. Em novembro acontecerão novas etapas do curso, nos municípios de Juína e Alta Floresta, com expectativa de aumento dos participantes.

Agenda com candidatos

Como tem ocorrido em diversas reuniões, candidatos a cargos eletivos têm participado dos encontros. Desta vez, a presença foi do candidato ao Senado, Adilton Sachetti, que recebeu, das mãos do presidente do Cipem, Rafael Mason, a proposta do setor de base florestal para Mato Grosso e, do presidente do FNBF, Geraldo Bento, a proposta de políticas públicas nacionais.

Veja a galeria de fotos aqui