NOTÍCIAS Ver Todas

Simno compartilha informações sobre o setor florestal durante Assembleia Geral

Data: Segunda-feira, 15/10/2018 11:57
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Imprensa Simno

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) realizou, no início de outubro (04), a 8ª Assembleia Geral ordinária do ano, sob a condução do presidente, Paulo Augusto Veronese.

A reunião começou com um relato das principais questões discutidas e encaminhadas através do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), como a pauta da madeira, cuja portaria da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) foi prorrogada até o final de novembro e que deverá ser alvo de tratativas com o novo governador eleito para evitar a necessidade de judicialização da questão. A preocupação é para que não haja prejuízos ao setor, principalmente quem trabalha com beneficiamento de madeira. Outro assunto que também está em discussão pelo Simno e Cipem junto ao governo do estado e Assembleia Legislativa é o da identificação da madeira. A proposta deve ser retomada agora, passado o processo eleitoral no estado.

Uma questão que tem preocupado os empresários da região é a apreensão de containers de madeira destinados à exportação no porto de Paranaguá-PR por conta de divergência de interpretação, por parte de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a respeito da norma que define a nomenclatura dos produtos florestais. Veronese informou que este assunto está sendo discutido diretamente com a presidência do órgão, em Brasília, pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF). Ao mesmo tempo, continua a discussão da mudança da norma no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) com a proposta de revisar as nomenclaturas, criando categorias mais abrangentes.

Saiba mais sobre esses assuntos aqui

Atividades em andamento

O Simno, em parceria com o Cipem, realizará, entre os dias 26 e 30 de novembro, um curso sobre secagem de madeira com padrão mercado interno e exportação. Quem tiver interesse em participar do treinamento, que para associado não terá custos, deve entrar em contato com o Sindicato para obter mais informações.

Outra atividade em desenvolvimento pelo Sindicato, em parceria com o Cipem, é a elaboração de um catálogo de produtos das empresas associadas que será utilizado para divulgação em feiras e eventos. Para divulgar os produtos, é necessário enviar, ao Simno, as fotos e especificações dos mesmos. A próxima feira a contar com a participação do setor de base florestal de Mato Grosso será a FIMMA, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul (RS), em março de 2019.

Durante a reunião também foi discutida uma estratégia para fortalecer a relação do Sindicato com as empresas associadas, atualmente cerca de 130, e a importância de manter a regularidade para que as mesmas não percam benefícios. No entendimento da diretoria do Sindicato, é preciso atuar para fortalecer essa relação, buscando o entendimento da situação e como encaminhá-la. A sugestão é de que o diretor executivo, Evaldo Oestreich Filho, faça uma visita para conversar com os empresários sobre isso. A primeira rodada de conversas já aconteceu, no município de Juruena. (saiba mais aqui)

A assistente administrativo-financeiro do Simno, Elisandra Ribeiro, também fez um relato sobre o Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal, realizado pelo Cipem, em Cuiabá, entre os dias 13 e 14 de setembro, que contou com a participação do diretor executivo do Sindicato. A profissional falou sobre a relevância do treinamento, que envolveu questões administrativas e também de fiscalização ambiental. O conteúdo foi considerado importante para que os executivos possam auxiliar, cada vez com mais segurança, os associados.

Norma técnica dos bombeiros

O setor de base florestal participou da discussão e contribuiu para a construção da Norma Técnica sobre prevenção e combate a incêndios nas indústrias madeireiras. O resultado é considerado satisfatório por atender aos requisitos de segurança ao mesmo tempo em que representa algo passível de realização pelas empresas. O Simno encaminhará o documento no e-mail das empresas associadas.

Convenção Coletiva do Trabalho

A proposta de Aditivo da Convenção Coletiva do Trabalho 2018/2019 foi finalizada com a definição de reajuste de 5% no geral, em reunião extraordinária, realizada no dia 17 de setembro, com associados e diretores. O presidente do Simno destacou que a negociação envolveu apenas a questão do reajuste salarial e que, no próximo ano, deverão ser revistas as demais cláusulas da convenção. Veronese agradeceu a comissão que participou da negociação e sugeriu que os associados se envolvam mais nesse assunto, discutindo suas estratégias com assessoria jurídica e convidando os funcionários para dialogar.

Porte das empresas

Muitos associados estão relatando dúvidas e problemas relacionados ao porte da empresa e o checklist do Ibama. A orientação é para que preencham o máximo de informações possível e que as mesmas sejam reflexo real da condição das empresas, melhorando o enquadramento e evitando problemas nesse processo.

Liberação do Pequiá

A portaria que libera o Pequiá para fins de exploração em Planos de Manejo Florestal Sustentável deve ser publicada ainda este ano, mas não contemplará o corte em desmate, pelo menos por enquanto. Os sindicatos e o Cipem estudam quais medidas podem ser tomadas neste sentido.

Estudo de conservação de toras utilizando pó de serragem

O Simno está precisando de madeira para o desenvolvimento da nova etapa do projeto de conservação de toras em pó de serra. Para isso, serão necessárias três espécies de madeiras, tauari, jatobá e cedrinho, sendo 10 toras de 6 metros de cada espécie. Nesse sentido solicita parceria com os associados que poderem contribuir com o projeto doando as toras. Ao final da reunião, o associado Sr. Carlos Gatto informou que doará as toras de jatobá para o projeto.

 

Cursos Sesi-Senai para associados

A gerente do Sesi-Senai, Laís Braga, falou sobre a importância da parceria com o Sindicato para a qualificação profissional. O próximo a ser realizado é o curso de Assistente de Contabilidade, cujo interessado ganhará o acesso à palestra do curso E-social.