NOTÍCIAS Ver Todas

Juína recebe curso sobre secagem de madeira nativa

Data: Terça-feira, 06/11/2018 12:00
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Imprensa Simno

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) realizam, entre os dias 26 e 30 de novembro, em Juína, um curso sobre secagem de madeira com padrão para atender ao mercado interno e externo.

O treinamento é gratuito para os associados ao Simno e será realizado por Carlos Feck, especialista na área que presta consultorias para várias empresas, no horário das 7h30 às 17h30 (com intervalo para almoço).

O foco principal é capacitar os profissionais da região que trabalham com madeira nativa para melhorar a qualidade final do produto ofertado e, com isso, atender as exigências do mercado consumidor, principalmente abrindo novas oportunidades no exterior. Essa demanda por madeira nativa seca com o emprego de tecnologia se intensificou após contato dos empresários mato-grossenses com compradores de outros países durante as feiras e eventos dos quais participaram.

Para o presidente do Simno, Paulo Augusto Veronese, esta é uma oportunidade de o empresário olhar para o futuro, pois o mercado consumidor está cada vez mais exigente em relação à qualidade final dos produtos e, para isso, é necessário investir no tratamento adequado da matéria-prima. “A tendência mundial é valorizar o produto de melhor qualidade, que agrega tecnologia ao processo de produção. E nós precisamos estar prontos para desenvolver essa indústria do futuro e fazer parte desse mercado”, reforçou.

No último ano, Mato Grosso comercializou 5,3 milhões de metros cúbicos (m³) de madeira nativa, sendo que, desse total, 1,2 milhões de m³ foram exportados – o que representa um volume de quase 30%. A previsão é de que haja um aumento em torno de 15% em 2019.

Informações e inscrições com o diretor executivo do sindicato, Evaldo Oestreich Filho, pelos telefones (66) 3566-1698 e (66) 98436-0310, pelo e-mail simnoexecutivo@gmail.com, ou diretamente na sede, localizada na Av. Floresta, nº 484-N, em Juína.