NOTÍCIAS Ver Todas

Simno faz balanço de atuação durante última reunião ordinária do ano

Data: Quinta-feira, 13/12/2018 12:06
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Imprensa Simno

Associados ao Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato grosso (Simno) participaram, no dia sete de dezembro, da última assembleia geral ordinária de 2018.

Entre os assuntos discutidos esteve a pauta da madeira, prorrogada pelo governo do estado até o dia 1º julho de 2019. Com isso, continuam válidos os valores praticados até então, previstos na Portaria 012/2015, sem os aumentos propostos na Portaria 052/2018, publicada em abril deste ano e que foi contestada pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem). A lista de preços mínimos para os produtos oriundos da indústria florestal foi assunto de várias reuniões do setor florestal com o governo do estado, que chegou a anunciar a extinção da mesma – o que não ocorreu.

Outro assunto que preocupa bastante os empresários do setor é a possibilidade de revogação da Lei 10.632/17 que dispensa o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre as operações de madeira em tora de florestas nativas ou plantadas. O Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado fizeram recomendações para a suspenção dos efeitos da lei alegando renúncia de receita. Sobre a questão, o presidente do Simno, Paulo Augusto Veronese, informou que o Cipem e a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) já fizeram diversas reuniões e apresentaram dados e documentos que comprovam não só a legalidade da lei como também o aumento de recolhimento de impostos aos cofres públicos em função do enquadramento das empresas madeireiras do estado no Simples Nacional. O assunto ainda não tem uma definição.

Outra ação importante do Sindicato, através do Cipem e do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) é a representação das pautas do setor em Brasília, feita através de consultorias contratadas. Durante o ano foram apresentadas diversas demandas e a expectativa é de bons encaminhamentos com o próximo governo.

Durante a Assembleia Geral, Veronese também falou da visita recebida, em Juína, de representantes do WWF-Brasil. Na reunião foram tratados assuntos de interesse comum, como a norma ABNT para vigas laminadas coladas. A regra está quase finalizada e deverá contemplar a madeira nativa no processo.

Uma boa notícia para o setor apresentada aos associados no decorrer da reunião é que o Banco do Brasil vai liberar uma linha de crédito destinada ao setor, através do remanejamento entre as já existentes, com a destinação de valores especificamente para a cadeia florestal, incluindo manejo, renovação do parque tecnológico, capital de giro e mercado externo, entre outras. A expectativa é de que esteja disponível já em 2019.

Outra novidade para os empresários, profissionais e trabalhadores do setor foi o lançamento do Manual de Procedimentos, que contém informações sobre estocagem, medição e fiscalização, entre outros assuntos. A publicação está disponível no site do Cipem.

Na sequência, o gerente do Sebrae de Juína, Josemar Albuquerque, apresentou as propostas para 2019, como o projeto que visa abordar a competitividade em Juína, Alta Florestal e Sinop, com foco no desenvolvimento empresarial, fomento e intercâmbio de conhecimentos, com subsídios que podem chegar até a 70%. Durante a reunião, Josemar também recebeu demandas do setor, principalmente a necessidade de realização de cursos destinados ao uso da madeira, podendo ser aproveitado, por exemplo, a marcenaria do Instituto Federal de Educação (IFMT). A proposta ampliaria o uso de espécies florestais e oportunizaria o aproveitamento também.

Uma demanda apresentada durante a Assembleia é a importância de se convidar o prefeito e secretários para discutir a manutenção das estradas vicinais, que estão sendo feitas, em alguns casos, pelos próprios empresários.

Sobre a atuação do Simno, a assistente financeiro-administrativa, Elisandra Ribeiro, falou da sua participação no 4º Benchmarking, realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Porto Alegre, com o objetivo de trocar experiências sobre práticas sindicais bem sucedidas. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Logo após, o diretor executivo do Simno, Evaldo Oestreich Filho apresentou as ações executadas durante o ano de 2018, incluindo os resultados do curso de secagem de madeira, realizado no final de novembro.

Ao final, foi feito o convite aos associados participarem do Natal Solidários, que acontece nesta quinta-feira (13), ocasião em que o Simno entregará 100 kits de material escolar para crianças carentes atendidas pelo Oratório São Francisco. E, também, o reforço sobre a importância de participar da FIMMA 2019, que acontecerá em março de 2019, em Bento Gonçalves-RS. Todos os interessados devem procurar o Simno para inserir o nome na lista.