NOTÍCIAS Ver Todas

Simno participa de feira internacional do setor moveleiro no Rio Grande do Sul

Data: Terça-feira, 02/04/2019 12:20
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Imprensa Simno

Empresários associados ao Simno participaram da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil) realizada de 26 a 29 de março, em Bento Gonçalves-RS, que recebeu, aproximadamente, 24 mil visitantes durante os quatro dias de evento.

Durante a feira, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) disponibilizou um estande com 63 metros quadrados para exposição de produtos da madeira nativa e apresentou informações sobre o Manejo Florestal Sustentável, através de duas palestras que aconteceram no espaço Workshop Florestal, dia 28. A primeira foi do arquiteto e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, José Afonso Botura Portocarrero, sobre as diversas possibilidades de uso da madeira nativa na construção civil no Brasil e no Mundo. Logo na sequência foi a vez da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que explicou os procedimentos legais da cadeia produtiva da madeira em Mato Grosso.

Os visitantes também puderam levar uma revista de vendas com os nomes, contatos e uma lista de produtos das empresas associadas ao sindicato.

Segundo o presidente do Simno, Paulo Veronese, a participação na feira foi uma oportunidade para o setor de base florestal mostrar todo o potencial de produção do estado e de empenhar a credibilidade ao comprador de estar adquirindo um produto legal e sustentável. “Esperamos um resultado muito positivo após essa feira. O mercado da madeira está melhorando e acreditamos que será impulsionado após essa exposição”, avalia. Veronese aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria dos empresários que disponibilizaram tempo para participar da feira, de maneira presencial, ou enviando os produtos para exposição.

Um dos presentes na FIMMA Brasil 2019 foi Ivair Antônio Damiani que ressaltou a importância do contato direto com os compradores. “Estando aqui a gente tem a oportunidade de explicar coisas que por telefone ou e-mail não aconteceria. Isso dá mais segurança para quem está comprando e para nós também”, disse.

Na avaliação de Luciana Munaretto Wendler, quanto mais espaços o setor florestal tiver para explicar a forma de trabalho e expor a qualidade de seus produtos, mais o mercado estará aberto para entender que a madeira nativa é legal e sustentável e isso resultará em negócios. “É preciso aproveitar todas as oportunidades que temos”.

Segundo dados da Sema-MT, Mato Grosso possui atualmente, 3,7 milhões de hectares de floresta nativa conservados através do manejo florestal sustentável, com potencial de chegar a 6 milhões de hectares até 2030, apenas em áreas privadas.