NOTÍCIAS Ver Todas

Simno recebe estudantes para falar sobre o trabalho do setor florestal

Data: Sexta-feira, 14/06/2019 15:47
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Imprensa Simno

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) recebeu, na tarde desta quarta-feira (12), em sua sede, em Juína, um grupo de alunos da Escola Municipal Paulo Freire, para falar sobre o setor florestal.

A iniciativa foi motivada por uma expedição realizada pelos alunos no município, que constataram o descarte de resíduos de madeira e questionaram a existência de uma alternativa mais sustentável.

A partir disso, a Escola entrou em contato com o Simno e os alunos foram convidados para conhecer a atuação do Sindicato.

Durante a palestra, o diretor executivo do Simno, Evaldo Oestreich Filho, apresentou o funcionamento do setor de base florestal, desde as atividades do Manejo Florestal Sustentável, passando pela indústria até a comercialização, incluindo explicações sobre os cuidados para o cumprimento de toda a legislação ambiental e tributária. Ele também aproveitou a oportunidade para falar da organização do setor, destacando a importância do papel dos sindicatos em nível local, do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em nível estadual, e do Fórum das Atividades de Base Florestal (FNBF), em Brasília, na condução de demandas relativas às atividades.

Durante a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade conhecer toda cadeia produtiva, os desafios que o setor enfrenta e os projetos que o sindicato tem desenvolvido na busca por soluções para a destinação dos resíduos de madeira.

Um dos projetos apresentados foi o de compostagem de pó-de-serra para produção de adubo, que já está em fase de conclusão, sendo testado em canteiros de mudas no viveiro municipal de Juína. Nesta iniciativa, o Simno conta com a parceria da prefeitura, da Associação dos Moveleiros de Juína (ASMOJU), do Frigorífico RS, do Serviço Nacional da Indústria (Senai) -Juína, da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), da Federação das Indústrias no Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Cipem.

Esse projeto foi o prêmio de 3º colocado no 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O professor Marcelo Mateus Alves, que organizou o encontro, destacou que o conteúdo e a linguagem utilizadas para passar as informações, assim com a didática utilizada, permitiram aos alunos entenderem e questionarem as informações, enriquecendo a experiência. “Foi muito proveitoso e ficou evidente, pela interação dos alunos, que o momento propiciou o entendimento sobre o setor, principalmente com relação a sustentabilidade”.

Os alunos saíram empolgados com a atuação do sindicato e encantados com a atuação dos engenheiros florestais nas unidades de Manejo Florestal.