NOTÍCIAS Ver Todas

Presidente do Simno faz curso sobre gerenciamento de organizações empresariais na Costa Rica

Data: Quinta-feira, 20/06/2019 15:48
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Imprensa Simno

Como resultado de 3º lugar no Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, concedido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em  2018, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Paulo Augusto Venonese, teve a oportunidade de participar de um renomado curso na Escola de Negócios da América Latina – INCAE, na Costa Rica, entre 9 e 15 neste mês.

Veronese passou uma semana no Centro de Treinamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na cidade de Alajuela, estudando disciplinas do programa de formação Ilgo 2019, do Instituto Latino-americano de Gerenciamento de Organizações Empresariais.

Durante as 60 horas de curso, ele estudou várias disciplinas que abordaram análise política e de cenários, planejamento, estratégia e negociação. “Foi uma experiência muito rica que me oportunizou acumular conhecimento para aplicar ao setor florestal, tanto na parte empresarial, com questões sobre análise e estratégias de negócios, quanto na área sindical, para implementação de projetos”, complementou Veronese.

Na interação com outros participantes do curso, também foi possível apresentar informações a respeito do setor de base florestal de Mato Grosso, destacando a forma de trabalho e as boas práticas que garantem madeira nativa de qualidade e com origem sustentável. “É importante aproveitar esses espaços para mostrar nosso trabalho e fortalecer uma imagem positiva do setor”, defendeu Veronese.

O projeto que rendeu a premiação do Simno é o de "Solução para destinação de resíduos sólidos”, que faz adubo a partir da compostagem de pó-de-serra. O projeto já está em fase de conclusão, sendo testado em canteiros de mudas no viveiro municipal de Juína. Nesta iniciativa, o Simno conta com a parceria da prefeitura, da Associação dos Moveleiros de Juína (ASMOJU), do Frigorífico RS, do Serviço Nacional da Indústria (Senai-Juína), ligado à Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e ainda da Federação das Indústrias no Estado de Minas Gerais (Fiemg).