NOTÍCIAS Ver Todas

Programa para desenvolvimento do negócio florestal chega à região de Juína

Data: Quarta-feira, 10/07/2019 15:52
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Imprensa Simno

O Programa Madeira 4.0 com ações para promover o aumento da competitividade dos negócios de base florestal em Mato Grosso realizou as primeiras atividades na região de Juína no início deste mês.

Essa primeira etapa do trabalho envolveu entrevistas com os diretores e empresários do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), realizada pela equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), para diagnóstico da atuação do sindicato. Na sequência, serão feitos diagnósticos individuais de cada empresa participante do Programa, bem como planos de trabalho e capacitações.

O consultor do Sebrae-MT, Augusto Aki, diz que a ideia é trazer para o sindicato o conceito de inovação onde o Simno poderá desempenhar novas funções, além das que já faz de representatividade e de informação ao associado, passando também a atuar na redução de custos e, principalmente, na promoção de ambientes de negócios. “Essas duas funções são possíveis mesmo com uma estrutura enxuta desde que haja um planejamento estratégico que possa conciliar os interesses dos associados e os planos de negócios possíveis de serem estabelecidos pelo sindicato”, pondera.

Na sequência dessas entrevistas foi realizada uma oficina que apresentou sugestões a serem consideradas no planejamento estratégico do sindicato dos próximos cinco anos, agregando valor aos serviços prestados.

Com base nas informações coletadas, a equipe do Sebrae-MT propôs um leque de ações estratégicas em diversas áreas que podem servir de base para um planejamento de atuação futura do Simno, como: eficiência energética, incentivo ao uso da energia solar, consultoria de recursos humanos, convênio médico coletivo, assessoria jurídica, orçamento anual de manutenção elétrica, conversas com o sindicato para além das demandas urgentes, instalação de uma central de negócios, promoção de rodadas de negócios com empresas de moveis, criação de aplicativo para conectar a cadeia produtiva, promoção da integração e aumento do o engajamento dos funcionários em cada empresa, através de ações esportivas e recreativas.

O resultado esperado, segundo Aki, é atrair novos sindicalizados e aumentar a representatividade do Simno na região.

De acordo com o presidente do Simno, Paulo Augusto Veronese, o objetivo é oferecer aos empresários acesso a ferramentas modernas de gestão de negócios e também ampliar o atendimento do sindicato. “Estamos nos esforçando para que o setor madeireiro e moveleiro acompanhe a evolução da cadeia produtiva e sem nenhuma despesa extra, pois toda a consultoria empresarial é oferecida gratuitamente”, ressalta.

O Programa Madeira 4.0 foi criado através de uma parceria do Sebrae-MT com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e abrange as regiões de atuação dos sindicatos patronais de base florestal do estado. Inicialmente, serão atendidas 80 micro e pequenas empresas ligadas à produção e comercialização de madeira nativa em Mato Grosso, durante um ano, prazo que pode ser prorrogado.