NOTÍCIAS Ver Todas

Simno apoia pesquisa científica sobre potencial energético dos resíduos madeireiros

Data: Quinta-feira, 31/10/2019 16:05
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Imprensa Simno

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) recebeu, nos dias 29 e 30 de outubro, o mestrando em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ricardo Pereira Soteli, que está pesquisando o potencial energético dos resíduos madeireiros depositados nos pátios das indústrias do setor de base florestal em Mato Grosso. O estudo faz parte do trabalho de dissertação pelo programa de pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade.

A pesquisa é uma iniciativa do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) em conjunto com os oito sindicatos madeireiros atuantes no estado, abrangendo os municípios de Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Guarantã do Norte, Aripuanã, Juína, Juara, Nova Maringá e São José do Rio Claro.

O objetivo do estudo é levantar o potencial energético das espécies de maior volume comercial para que seja possível estimar a quantidade de energia dos resíduos madeireiros e, a partir disso, possibilitar, futuramente, que o setor possa se profissionalizar no comércio de geração de energia oriunda dessa fonte.

O diretor executivo do Simno, Evaldo Oestreich Filho, acompanhou todo trabalho e auxiliou nas coletas dos materiais (pó de serra e amostras de madeiras), realizadas nos pátios das indústrias madeireiras Damiani Madeiras, Maze Madeireira Zeni e Indústrias Rampon, localizadas no município de Juína.

Ao longo dos anos, o Simno tem trabalhado em diversos projetos que buscam a viabilidade econômica e sustentável dos resíduos oriundos das indústrias madeireiras e moveleiras da região noroeste do estado. Exemplos desse trabalho são o projeto de compostagem de pó de serra para transformação em um 'condicionador de solo', já em fase de finalização e o estudo em parceria com o Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT) sobre o acondicionamento das toras para conservação, também sob o pó de serra.