NOTÍCIAS Ver Todas

Órgãos ambientais e fiscalizadores realizam visita técnica em Plano de Manejo Florestal em Juína

Data: Quarta-feira, 27/11/2019 16:09
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Imprensa Simno

Na busca constante pela transparência e demonstração do compromisso do setor de base florestal com a legalidade e sustentabilidade da cadeia produtiva da madeira, o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) apoiaram, nesta segunda-feira (25), a realização de uma visita técnica de representantes do Ministério Público (MP) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) a um Plano de Manejo florestal Sustentável, na Fazenda Consolação, região de Juína-MT. No local, selecionado pela Sema-MT, os promotores puderam acompanhar, na prática, como acontecem as operações no plano de manejo florestal e como ocorrem as vistorias por parte do órgão licenciador.

Durante a visita, que foi organizada atendendo ao pedido do MP, a Sema-MT ressaltou que entende a relevância do setor e a necessidade de promover melhorias nos procedimentos relativos à exploração de produtos florestais. O presidente do Simno, Paulo Augusto Veronese, compartilhou toda a sua experiência de trabalho com o setor e respondeu aos questionamentos sobre procedimentos técnicos, feitos pelos representantes do Ministério Público que, ao término, saíram satisfeitos com todas as informações recebidas.

A visita técnica durou toda a manhã e terminou com um almoço, oferecido pelo proprietário da Fazenda, que juntamente com sua equipe deu todo o suporte necessário para o evento. No período da tarde foi realizada uma reunião na sede do Simno e a agenda terminou com um jantar.

Participaram do encontro:

Promotores de Justiça: Marcelo Caetano Vacchiano, Roberta Cheregati Sanches, Carlos Frederico Regis Campos, Fabison M. Cardoso, Herbert Dias Ferreira, Álvaro Padilha de Oliveira, Marcelo Linhares Ferreira e Rafael Marinello; a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, acompanhada de sua equipe: Lilian Santos,  Juliana Menezes de Carvalho, Suely Menegon Bertoldi, Dione Marciolli, Marcos Elisio Vergueiro; os Delegados de Polícia Judiciária Civil: Alessandra Saturnino Cozzolino, Carlos Francisco de Novaes e Marcelo Miranda Muniz; o superintendente do Ibama, Gibson Almeida Costa Junior e o chefe do escritório regional Evandro Carlos Selva;  representante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental: Ten Cel Daniel Salustiano da Silva;  Comandante da PM 8º CCR TC Alex Fontes Meira e Silva; o investigador da PJC, Arlex Xavier; do Simno: o presidente, Paulo Augusto Veronese e o diretor executivo, Evaldo Oestreich Filho; do Cipem: a assessora sindical, Bárbara Pimentel e o assessor de imprensa, Luiz Hugo Fernandes Queiroz.