NOTÍCIAS Ver Todas

Simno recebe Cipem em ação

Data: Terça-feira, 16/06/2020 16:31
Fonte: Assessoria do SIMNO
Após o fim de um longo bloqueio judicial que prejudicou fortemente as negociações do mercado florestal em parte dos municípios do Estado de Mato Grosso, aliado à crise ocasionada pela pandemia do Coronavírus, o Cipem, (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Matogrosso), promove de 15 a 19 de junho, o “Cipem em Ação” que tem como objetivo visitar as bases de associados neste período. O cronograma iniciou em Juara, e hoje, o ‘Cipem em ação’ chegou no município de Juína, onde o encontro aconteceu na sede do SIMNO.
 
O presidente do Cipem Rafael Mason, esteve reunido com a diretoria do Sindicato e com a presença forte dos associados e em entrevista falou sobre o encontro.
 
Mason destacou os motivos da visita nas bases da região do noroeste, uma vez que não estão conseguindo realizar reuniões presenciais devido a pandemia do Covid-19, porém ressalta que mesmo diante da crise atual o setor da base florestal está conseguindo se superar, onde a meta é manter o setor ativo e gerar mais emprego na região. Sobre o bloqueio judicial que suspendeu as atividades do setor de base florestal, o presidente do Cipem lembrou que a ação foi impetrada por uma juíza do estado do Amazonas prejudicando todo os seguimentos ligado ao setor, sendo necessário um árduo trabalho do órgão e o comprometimento das normas a serem seguidas em relação ao Coronavírus, onde a saúde dos colaboradores do setor sempre está em primeiro lugar.
 
O presidente do Cipem parabenizou o presidente interino do SIMNO, Roberto Rios e disse que terá novos desafios, onde o setor tende a se adaptar com as novas mudanças e juntos desenvolver projetos que possam trazer desenvolvimentos como por exemplo as recuperações das estradas que trazem o desenvolvimento para toda região.
 
Entusiasmado, o presidente interino do SIMNO Roberto Rios comentou sobre a vinda do Cipem ao município, e afirmou que foi feito uma cobrança junto ao presidente do Cipem, para que viesse visitar a cidade de Juína e constatar as grandes novidades que o setor da base florestal estará recebendo.
 
Rios também lembrou sobre o bloqueio judicial que parou as atividades do setor de base florestal trazendo prejuízos, e que permaneceu bloqueado por mais de 20 dias sofrendo prejuízos na economia local. O presidente Roberto Rios enfatizou que alguns municípios da região noroeste têm sua economia baseada em 90% dos recursos oriundos da base florestal da região, porém muitas melhorias como estradas, aberturas de canais para exportação do setor e a rede moveleira irão receber mais atenção, e que mesmo no momento de crise o setor está voltando a gerar novos empregos.
 
Geraldo Bento – conselheiro do Cipem e diretor da federação das indústrias participou do encontro e destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Cipem em todo estado de mato Grosso, onde as demandas vêm sendo atendidas em mais de 42 municípios do estado, fazendo um trabalho de divulgação e que apesar da pandemia o setor voltará a crescer e atender as necessidades da região.
 
Durante a apresentação do Cipem em ação, foram apresentadas algumas das melhorias que vêm de encontro ao setor de base florestal, a exemplo da Alteração da Resolução Conama n°411/2009 que trata especificamente das nomenclaturas dos produtos florestais e que está em fase de definição de reunião do Conama para validar a mesma, onde a mesma já foi aprovada em Câmara Técnica em fevereiro deste ano. Outra medida muito importante que setor e outros segmentos terão ainda nesta semana é com relação a Alteração da Lei das taxas Ambientais 10.242/2014 que trará mais equilíbrio nas cobranças das taxas ambientais. Dentre essas e outras importantes ações que o Cipem vêm promovendo e que foram apresentadas durante a reunião o Simno estará encaminhando a todos os seus associados a apresentação na integra.