Notícia


Setor florestal se reúne com prefeito de Juína para encaminhar demandas


Publicado em 08 de Maio de 2019
Por: Daniela Torezzan - Assessoria de Imprensa Simno

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Paulo Augusto Veronese, e empresários associados, estiveram reunidos nesta terça-feira (08) com o prefeito de Juína, Altir Antonio Peruzzo, para discutir questões de interesse do setor florestal.

A principal delas é a preocupação dos empresários com uma possível transferência do Distrito Industrial. O prefeito explicou que houve muitos transtornos da construção do Plano Diretor da cidade, entre paralizações, troca de empresas e mudanças de governo. E que, neste processo, a área em questão ficou classificada como mista, ou seja, permitia residências e indústrias. No entanto, posteriormente, houve uma nova interpretação que reclassificou para área secundária – apenas residencial.

Após muita discussão e argumentos de ambos os lados, o entendimento é de que o assunto ainda precisa de uma avaliação qualificada, tanto do ponto de vista técnico quanto jurídico, pois envolve diretos adquiridos. A própria prefeitura ressalta o fato de que para haver residências nas proximidades das indústrias existem critérios que devem ser obedecidos, como por exemplo, a elaboração de um estudo de impacto de vizinhança, que determina como será feita a adequação das mesmas em função das características das indústrias já estabelecidas. “Estávamos ouvindo muitos rumores. Acredito que agora esclarecemos os fatos e teremos mais segurança para garantir os diretos de quem já está estabelecido e, ao mesmo tempo, contribuir para que a prefeitura consiga encaminhar as soluções necessárias”, disse Veronese.

Na sequência, os empresários questionarem também se essa indefinição pode resultar em problemas na emissão Alvará Municipal para as indústrias que planejam ampliar ou adquirir novos equipamentos. Em reposta, a prefeitura garantiu que é possível ampliar as dependências da empresa e conseguir o Alvará. O único cuidado é que essa ampliação esteja dentro do limite já estabelecido, não resultando em uma nova atividade industrial.

Outra questão que preocupa bastante o setor é a situação caótica das estradas municipais, utilizadas para o transporte dos produtos florestais. Paulo Veronese disse que o Sindicato foi procurado recentemente para ajudar na manutenção, mas que será complicado atender em função do prazo. O que todos queriam saber é se há um planejamento e um cronograma para início das atividades de manutenção e reparo. O presidente do Simno mencionou que as estradas: Linha 5, Estrada Rio Preto, Umuarama e Pesquisa, são as rotas mais importantes para o setor. Neste sentido, Peruzzo solicitou ao Simno que envie um ofício requerendo a manutenção emergencial dessas estradas municipais. Com relação as demais, será preciso aguardar o fim do período chuvoso.

Durante a reunião, também foram apresentados e discutidos dados sobre a arrecadação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), cujos recursos poderiam ser utilizados, exclusivamente, para infraestrutura das estradas municipais. O prefeito de Juína relatou que o percentual destinado aos municípios nos últimos anos foi revisto o que diminuiu o valor repassado, comprometendo diversos serviços. 

Ainda sobre o assunto, houve um questionamento sobre o Conselho Municipal do Fethab, criado em 2017 para discutir e acompanhar esses assuntos, mas que não têm reuniões frequentes. O setor sugeriu a realização de reuniões periódicas para esse acompanhamento. 

Início    |   Simno    |   Notícias    |   Fotos    |   Vídeos    |   Empresas    |   Downloads    |   Delegacias    |   Contato

Atendimento de Segunda a Sexta das
07:00 às 11:30 horas e das 13:00 às 17:30 horas.

Av. Floresta, Nº 484-N
Setor B - CEP: 78320-000

Juína - MT

Fones: (66) 3566-1698

E-mails:
Direção:
simnoexecutivo@gmail.com

Financeiro:
finansimno@gmail.com

Receba nossos editais em seu e-mails

SINDICATO DAS INDUSTRIAS MADEIREIRAS E MOVELEIRAS DO NOROESTE DO MATO GROSSO
Todos os Direitos Reservados 2014

Desenvolvidor e Hospedado por: