NOTÍCIAS Ver Todas

SIMNO recebe resultados do projeto de compostagem (Pó de Serra)

Data: Segunda-feira, 13/07/2020 16:37
Fonte: Assessoria do SIMNO
O Sindicato das Industrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO) esteve em reunião na última terça-feira (07/07/20), através de videoconferência, com representantes do SESI/SENAI-MT e SENAI-MG onde foram apresentados os resultados finais do projeto de pesquisa de compostagem, cujo tem o pó de serra como principal componente.
 
Este projeto que teve início em 2016, ainda na gestão do Sr. Roberto Rios como presidente do Sindicato em conjunto com toda sua diretoria que apostaram todos os esforços no mesmo e que hoje colhem frutos de todos os trabalhos empenhados. Os resultados apresentados durante a reunião se mostraram bastante promissor quanto a utilização deste como melhorador de solo, uma vez que seus resultados obtiveram ganhos satisfatórios em todas as análises realizadas. Um dos fatores que elevou esses resultados foi a utilização de microrganismos eficientes produzidos pelo próprio SIMNO, sob tutoria da equipe de pesquisa da FIEMG. 
 
Para o diretor executivo do SIMNO, Evaldo Oestreich Filho, outro ponto relevante deste trabalho foi que além de buscar avaliar a eficiência do melhorador em determinadas culturas, também foi possível analisar se o mesmo possui níveis de contaminação ao solo, o que demonstrou nesses resultados nenhum risco desta natureza.
 
Este projeto teve 3 fases de desenvolvimento, sendo que todas foram desenvolvidas dentro do município de Juína. Os testes em canteiros foram realizados em área do viveiro municipal do município, cedida em parceria com a prefeitura de Juína cujo monitoramento percorreu ao longo de 90 dias. Através dos resultados e com a análise dos pesquisadores, foi possível concluir que as espécies utilizadas nos ensaios de canteiro tiveram ganhos significativos quanto ao desenvolvimento de área foliar e redução no seu tempo resposta aos tratos empregados, o que oportuniza a busca de testes em campo.
 
Para saber mais sobre o início deste projeto, clique no link: