NOTÍCIAS Ver Todas

Biblioteca Municipal de Juína recebe livros 'SIMNO 30 anos'

Data: Terça-feira, 09/03/2021 19:11
Fonte: Assessoria do SIMNO
Após uma reinvindicação de alunos e universitários que buscavam saber um pouco mais sobre a história do município e do setor da base florestal que fomenta há muitos anos a economia da cidade de Juína, o SIMNO (Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso) em uma célere cerimônia na tarde desta segunda feira (08/03/2021), realizou a entrega de livros “Simno 30 anos – De Responsabilidade, Respeito, Tradição e Sustentabilidade” para a biblioteca professora “Maria Santana”, onde a comunidade de forma geral poderá ter acesso ao acervo.
 
Participaram da entrega dos livros o 1º Vice-Presidente do Simno Ricardo Luiz de Oliveira Gravina que esteve representando o presidente Edvaldo Dal Pozzo que cumpria outra agenda, o diretor executivo do Simno Evaldo Oestreich Filho, a secretária adjunta de cultura Gecilda Alves e o vice-prefeito Geremias Da Silva Lima.
 
Em entrevista, Ricardo Gravina, vice-presidente do sindicato enfatizou sobre as informações contida nos livros, onde a indústria madeireira que continua como uma das principais atividades geradoras de empregos e que fomenta a sustentabilidade através dos Planos de Manejo Florestal Sustentável.
 
Segundo Ricardo, a colaboração do Simno com acervo da biblioteca municipal é de os estudantes terão acesso do início, meio e atualidade do setor de base florestal, e a importância dessa indústria de base, sendo a madeireira uma das grandes industrias na região. Hoje, Juína possuem aproximadamente 45 empresas ativas, e agora os alunos poderão pesquisar e conhecer a história das pioneiras, principais no contexto histórico da região.
 
A secretária adjunta da cultura Gecilda Alves, ressaltou que os 40 livros doados irão contribuir para o conhecimento local, uma vez que relata a história da classe de madeireiros do município de Juína e de todo o noroeste do estado, auxiliando todas as classes estudantis que necessitam saber um pouco mais sobre a existência da indústria madeireira na região, e que em breve o material também estará disponível no site da prefeitura facilitando o acesso a pessoas que moram em outras regiões, que poderão acessar através do link da biblioteca municipal. 
 
Segundo a adjunta de cultura, no mês de fevereiro houve cerca de dois mil acessos virtuais, e também aumentou a procura de empréstimos de livros para que as pessoas possam ler no conforto de suas casas.
 
O vice-prefeito de Juína Geremias Silva Lima, agradeceu ao vice-presidente do SIMNO e de toda a sua diretoria, pela doação dos livros, e ressaltou a importância de as pessoas retomarem o hábito da leitura através dos livros e finalizou convidando a comunidade para fazer uma visita na biblioteca municipal.