NOTÍCIAS Ver Todas

Presidente do SIMNO entrega Ofício ao governador de Mato Grosso em Juína.

Data: Quinta-feira, 13/05/2021 19:13
Fonte: Imprensa

O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), Edvaldo Dal Pozzo, acompanhou nesta quinta-feira (13.05) o governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM) na vistoria ao terreno onde será construído o Hospital Regional de Juína. Na oportunidade Dal Pozzo aproveitou para protocolar oficio elaborado em conjunto com o Cipem com demandas do Setor e entregou ao governador, a deputada estadual Janaina Riva, ao deputado estadual Dilmar Dal Bosco, e ao senador Carlos Fávaro que também estavam presentes.

Entre as demandas protocoladas estão a regulamentação do CIM - certificado de identificação da madeira, pois quem emiti o certificado é o Indea no entanto a responsabilidade de fiscalizar deveria ser da Sema, que devido ao banco de dados serem divergentes ocorrem falhas de identificação. Outro ponto que foi questionado é com relação ao valor do CIM que hoje é uma taxa com um alto valor, que não corresponde ao serviço prestado.

Outra demanda apresentada é referente a ASCIP – Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico. No ano de 2018 as empresas pagavam uma taxa que era valida por dois anos, e a partir de 2019 houve mudança para um ano, no entanto o valor continuou o mesmo. “é preciso que seja revisto o prazo pois a empresas além de terem uma alta carga tributária, estão enfrentando dificuldades com a pandemia da COVID-19”, informou Dal Pozzo.

Outro ponto abordado no oficio é a tão sonhada pavimentação da BR 174, entre os municípios de Castanheira e Colniza, que por anos é prometida, no entanto, vem se arrastando em processos burocráticos. E a restauração do asfalto da MT 170 entre Castanheira e Brasnorte, que por estar bastante danificado traz muitos prejuízos para a população que utiliza essa importante rodovia.

“Essas cobranças não são somente de interesse do setor de base florestal, como também demandas para o desenvolvimento da região que beneficiarão a população como um todo”, finalizou Dal Pozzo.