NOTÍCIAS Ver Todas

RETROSPECTIVA SIMNO 2021

Data: Segunda-feira, 17/01/2022 15:07
Fonte: Assessoria de Imprensa.

O Sindicato das Indústrias Moveleiras e Madeireiras do Noroeste de Mato Grosso, apresenta sua retrospectiva do ano de 2021. Relembra suas ações em prol da sociedade juinense, realizando projetos de ações solidárias, presenças em grandes eventos, entre outras participações que você poderá ver e acompanhar. O presidente do SIMNO, Sr. Edvaldo Dal Pozzo irá contar como foram as ações de nossa entidade.

COMO O SINDICATO SE PREPAROU PARA COMBATER A PANDEMIA DO COVID - 19?

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) juntamente com os sindicatos dos madeireiros do estado de Mato Grosso, desenvolveu um Plano de Ação para o enfrentamento da COVID-19, com ações e medidas que buscaram a saúde, o bem-estar de todos colaboradores do setor de base florestal, para que pudessem voltar em segurança para seus familiares. Aderimos e mantivemos nossa parceria nesse plano de ação e distribuímos cerca de 20 mil máscaras, além dos panfletos e cartazes informativos fornecidos. Mesmo com o avanço na vacinação, ainda praticamos o plano de ação dentre nossos associados, fizemos parceria com ASCOM/CDL de Juína e prefeitura municipal na realização de um dia D de vacinação para todos colaboradores de base florestal e toda população juinense.

COMO FOI O TRABALHO DA EQUIPE TÉCNICA DO SIMNO NO ANO DE 2021?

Nossos colaboradores realmente têm desenvolvido um excelente trabalho no atendimento aos associados. São qualificados e preparados para cuidar da nossa instituição e das demandas que surgem no dia-a-dia. Neste ano, por exemplo, foram mais de 200 atividades, entre ações, reuniões e representações. Isso, com certeza, reflete na necessidade que nossos associados necessitam.  Além disso, estivemos visitando alguns municípios que fazem parte da nossa base territorial, e outros empresários do setor, o que resultou em 12 novas empresas associadas, neste ano. Participaram do Encontro de Executivos do Setor de Base Florestal de Mato Grosso (ENESF) de 2021, que tem como objetivo proporcionar a capacitação dos executivos sindicais.

COMO SE DESENVOLVERAM AS AÇÕES SOCIAIS DO SIMNO?

Foram realizadas campanhas e doações voltadas para a sociedade juinense, onde se realizou no mês de outubro a campanha do “Outubro Rosa’’ com as associadas e suas colaboradoras mulheres em prol do câncer de mama entregando laços cor de rosa e enfatizando os cuidados dessa doença. Foi feita a entrega de equipamentos para o centro cirúrgico do Hospital Municipal Hideo Sakuno.  Em prol das crianças do oratório são Francisco do bairro da Palmiteira em Juína foram entregues brinquedos em comemoração ao dia das crianças e fornecidos 150 quites escolares para as crianças carentes contempladas pela entidade. O SIMNO tem se importado cada vez mais com ações sócias voltadas para a população mais carentes de Juína, realizando assim realizando todo ano doações e campanhas para melhoria da população em si e do setor florestal.

EM 2021 FOI REALIZADO A CERIMÔNIA DE POSSE DA PRESIDÊNCIA DO SIMNO. COMO FOI ESTA SOLENIDADE PARA O SENHOR?

Devido ao covid-19 não foi possível ser realizado no ano de 2020 a festa de posse da nova diretoria. Alguns de nossos diretores são de outros municípios e representam o SIMNO em cada cidade. Por serem de diferentes municípios, isso nos torna íntegros, e gera um laço muito forte dentro do sindicato, laço de amizade e comprometimento com o setor de base florestal e principalmente nossos associados. Com isso, a tão esperada cerimônia foi realizada no ano de 2021, onde as flexibilizações começaram a se tornar mais frequentes. Sendo assim, oficialmente empossada a nova diretoria no dia 19 de novembro de 2021.

APRIMORAMENTO EM PATRIMÔNIOS DO SIMNO. QUAL FOI A PRIMEIRA AÇÃO TOMADA PELA NOVA DIRETORIA PARA A ESTRUTURA DO SINDICATO?

Neste ano de 2021 vimos a necessidade de construção do muro do sindicato, para dar mais segurança no qual foi realizado no início do ano de 2021.

Também vimos a necessidade de construir o barracão de eventos da nossa sede, onde os associados terão mais conforto quando necessitar de um local para realizar algum evento e para realizações do sindicato, onde demos início a primeira etapa de construção levantando a estrutura e cobertura.

NA AGENDA DO SIMNO, HOUVERAM MUITOS COMPROMISSOS?

Nesse ano de 2021 mesmo com a pandemia ainda em vigor conseguimos realizar algumas visitas em nossas bases, estivemos no município de Colniza, em reunião com o prefeito Sr. Milton foi conversado sobre demandas do setor, uma delas é a tão sonhada pavimentação da BR-174 e a chegada da linha elétrica vindo da cidade de Aripuanã para abastecer os distritos de Guariba e região.

Em uma das reuniões, foi tratado sobre o TAC dos resíduos das madeireiras, onde se firmou acordo da empresa JUMP IND & COM de Madeiras de recolher os resíduos, na oportunidade foi feita a visita na termoelétrica da indústria associada e dado os parabéns pelo prêmio que lhe foi concedido pelos trabalhos sustentáveis.

Foi realizada a coleta de amostras de ipê roxo e amarelo no manejo da associada Madeireira Gramados, para um estudo que está sendo realizado em parceria do CIPEM e EMBRAPA da cidade de Sinop-MT para retirada dessas espécies da lista proibida de corte.

 

COMO FOI O ENCONTRO EM BRASÍLIA COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA?

Estivemos no encontro da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília, no Distrito Federal, no dia 07/12/2021 com o excelentíssimo presidente da república Sr. Jair Messias Bolsonaro. Com a finalidade de entregar estratégias para a retomada das indústrias brasileiras, foi citado sobre o “custo brasil” que tem um valor muito alto hoje para geração de emprego e entre outros assuntos para o setor. Na oportunidade, protocolamos documentos junto ao gabinete presidencial sobre a pavimentação da BR-174, e em uma breve conversa com o Ministro de Infraestrutura e Urbanismo, Sr. Tarcísio Gomes de Freitas, reforçamos o pedido. No final do encontro pude tirar uma foto com o presidente Jair Bolsonaro, da mesma forma, pude reforçar o pedido sobre a pavimentação da BR-174.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO SIMNO PARA 2022?

Nesse ano novo que se chega, estamos com a pretensão de dar continuidade nas obras de nosso barracão de eventos, realizar mais visitas nos municípios que fazem parte de nossa base, aumentar a proximidade do sindicato com os associados, visto que a pandemia nos dificultou bastante em 2021. Quero desejar a todos um ótimo 2022 quero dizer que nossos associados podem sempre contar com o SIMNO, principalmente comigo presidente e toda nossa diretoria.